Destaque da reta final do Brasileirão pelo Botafogo, Erik retornou ao Palmeiras em janeiro. No entanto, o Alviverde, após negar algumas investidas cariocas, decidiu emprestar novamente o atacante ao clube da estrela solitária por mais um ano. Ele tem contrato com os paulistas até dezembro de 2020.
Erik havia se apresentado ao campeão brasileiro de 2018 e estava treinando no elenco de Luiz Felipe Scolari, que, entretanto, visa contar com no máximo 30 jogadores. No momento, com esta saída, são 34 à disposição do treinador. O clube de São Paulo aguardava uma proposta do exterior pelo atleta, o que não aconteceu. Então, resolveu cedê-lo de volta ao time o qual já está adaptado, atendendo a um desejo de Erik.
Pelo Glorioso, o atacante participou de 17 jogos, marcando cinco gols e distribuindo quatro assistências. No fim, o Botafogo se livrou do rebaixamento e ainda conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Palmeiras pagou R$ 13 milhões ao Goiás no fim de 2015 para contratar a revelação do Esmeraldino e adquirir 60% de seus direitos econômicos. Ao contrário dos bons momentos vividos no Rio de Janeiro posteriormente, Erik oscilou no Palestra Itália, não teve muitas oportunidades e perdeu espaço.