Fechada desde 2013, a maternidade do Hospital Municipal Paulino Werneck será reaberta no final de 2023. A garantia foi dada por Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
As obras, paralisadas em 2020, foram retomadas pela atual gestão e agora entram em reta final. Soranz esteve na unidade acompanhado pela vice-presidente da Câmara Municipal do Rio, a vereadora Tânia Bastos, e do vereador Vitor Hugo; e também de movimentos sociais da Ilha do Governador: Vem Ser Feliz, representado por Cris Lopes, e Maternidade Já, representado por Rose Pimenta.
A visita teve como objetivo fiscalizar o andamento das obras e verificar a evolução estrutural que tem sido feita no local que, antes da retomada dos trabalhos, mostrava sinais de abandono.
Tânia Bastos, conhecida pelas lutas em prol dos interesses das mulheres, citou a importância da maternidade para assistência aos moradores da Ilha do Governador, que por alguns anos precisavam sair da região para o nascimento dos seus filhos.
“Essa unidade precisa estar reaberta para atender todos os moradores da Ilha do Governador”, disse Tânia Bastos.
“Fizemos alguns pedidos paralelos ao srcretário, mas, de qualquer forma, tudo convergiu para termos um resultado eficiente nesta unidade”, completou o vereador Vitor Hugo.
O Secretário de Saúde citou os anos de dificuldades e trabalho duro para que o andamento das intervenções no Paulino acontecessem, mas também celebrou o atual momento, mirando a inauguração que acontecerá no final de 2023.
“É uma luta muito antiga, desde quando inauguramos o Hospital Evandro Freire, que levou o atendimento de emergência. Agora é retomar a maternidade aqui do Paulino Werneck. No final do ano, a gente vai estar junto aqui para essa inauguração tão esperada”, finalizou Daniel Soranz