O Fluminense venceu o Vasco da Gama pelo placar de 2x0, neste domingo (12), no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Gérman Cano, duas vezes, foi o autor dos gols. A partida também teve como destaque o goleiro Fábio, que foi providencial para evitar que o Cruzmaltino ficasse com um resultado melhor, ao fazer grandes defesas.
Com o resultado, o Tricolor agora é o segundo colocado e tem os mesmos pontos (16) do líder, Botafogo. O Gigante da Colina, por outro lado, perdeu a chance de entrar no G4 do Cariocão e agora é o sexto, com 11 pontos.
O resultado levou as duas equipes para situações diferentes nos próximos dias: enquanto o Flu já é um time consolidado e ganhou mais tranquilidade para tentar a liderança contra a Portuguesa-RJ, o Gigante da Colina tem pela frente um clássico contra o Botafogo e a partida da primeira fase da Copa do Brasil, contra o Trem-AP.
O jogo
O primeiro tempo começou com as duas equipes mais 'truncadas', sem muitas aquisições ofensivas. O Vasco começou a se sair melhor e a explorar os erros de David Braz. Primeiro, o zagueiro errou passe e gerou contra ataque para o Vasco. Alex Teixeira recebeu na esquerda, conduziu pelo mesmo lado até cortar para o meio, mas bateu travado. Depois, em outro erro de Braz, Pedro Raul conseguiu ganhar no corpo, mas o zagueiro se recuperou e travou o que seria um chute perigoso do atacante.
O jogo começou a ficar quente e uma leve confusão resultou em cartões amarelos para Árias (FLU) e Pec (VAS).
Aos 29 minutos, Léo lançou para Piton, que de cabeça escorou para Pedro Raul. O atacante cabeceou na marca do pênalti e Fábio fez ótima defesa. No rebote, Alex Teixeira chutou na rede pelo lado de fora.
Pouco tempo depois, Alex Teixeira recebeu passe na área e bateu de primeira. O lance levou muito perigo. Próximo do intervalo, em jogada ensaiada no escanteio, Gabriel Pec recebeu passe de fora e bateu no ângulo. Fábio fez belíssima defesa de mão trocada.
Na segunda etapa, Lima entrou e o Fluminense tomou as rédeas da partida. Tanto que, aos 16, em bela triangulação perto da meia lua, Martinelli tocou de letra e Lima chutou para fora, com perigo. Aos 20, a lei do ex começou a ser escrita. Samuel Xavier cruzou para a área, a bola passou por todo mundo e Cano, de primeira, acertou o cantinho esquerdo. 1x0 para o Tricolor.
O Vasco tentou revidar aos 30, em contra-ataque de Eguinaldo, que deu bom passe para Nenê. O meia correu até a entrada da área e bateu para o gol. Fábio espalmou para escanteio. Depois, foi a vez de Nenê dar uma possível assistência para Eguinaldo, que cabeceou com perigo.
O garoto, inclusive, começou a se estranhar junto ao zagueiro Nino. As duas comissões técnicas também entraram em atrito e continuaram a briga nos vestiários.
Já no fim, após escanteio que voltou para o meio campo, Rodrigo tocou para Miranda, que não conseguiu pegar o passe e Cano, de bem longe, fez um golaço que encobriu Léo Jardim. 2x0 Fluminense e vitória garantida no 'Clássico dos Gigantes'.
Depois do apito final, houve um princípio de confusão entre os atletas, mas isso não se alastrou.
FICHA TÉCNICA
Fluminense 2 x 0 Vasco
Local: Estádio Maracanã
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Gols: Gérman Cano (FLU 20/2T e 46/2T)
Cartões amarelos: Pedro Raul (VAS 01/1T), Gérman Cano (FLU 06/1T), Jhon Árias (FLU 22/1T), Gabriel Pec (22/1T), André (FLU 42/1T), Galarza (VAS 02/2T), Guga (FLU 12/2T), Fábio (FLU 41/2T) e Felipe Melo (FLU 44/2T)
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, David Braz, Nino e Guga; Arthur (Lima / intervalo), André, Martinelli e Jhon Árias (Felipe Melo 42/2T); Keno (Yago Felipe 24/2T) e Gérman Cano.
Vasco: Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Galarza (De Lucca 16/2T) e Cauan Barros (Nenê 24/2T); Gabriel Pec (Orellano 24/2T), Alex Teixeira (Erick Marcus 35/2T) e Pedro Raul (Eguinaldo 16/2T).