A fase principal do Campeonato Carioca terá inicio neste sábado (19). Às 19h, no Maracanã, teremos um duelo de tricolores: Fluminense x Volta Redonda. Notícias do clube das Laranjeiras podem ser acompanhadas diariamente em nível nacional. Mas é nesta época, durante a competição da série A do estadual, que os times de menor investimento conseguem ampliar a visibilidade.
Não sendo um dos quatro maiores do Rio de Janeiro - Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo - que além de grandes torcidas ainda contam com mais patrocínio e elenco melhores, os outros times precisam compensar na preparação e tentar surpreender logo de cara. O Tricolor Carioca levou 15 se preparando, enquanto que parar o Voltaço firam cerca de 60 dias de pré-temporada, com direito a uma semana de treinos em Vassouras (RJ). E ainda disputou sete jogos-treinos, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.
A Taça Guanabara, que será a primeira disputada na competição, já teve inclusive o Volta Redonda como campeão em 2005. O time acabou sendo vice do Cariocão neste ano, sendo derrotado justamente pelo adversário do próximo sábado, o Fluminense. O Esquadrão de Aço também conquistou a Taça Rio em 2016, mas títulos do Carioca só na série B (1987, 1990 e 2004).
Diretoria contratou dez reforços e manteve a base do time de 2018
Em 2019 o comando do Volta Redonda segue com o treinador Toninho Andrade, que assumiu a equipe em dezembro de 2015, trazendo com ele o preparador físico Paulo Fagundes. Os dois se juntam a comissão técnica permanente Tricolor de Aço, com o auxiliar técnico Wilson Leite, o treinador de goleiros Alex Ricardo, o Pelé, e o preparador físico Adair Júnior.
Sobre os reforços, o Volta Redonda contratou os zagueiros Heitor e Allan; os laterais Rossales e Elivelton; o volante Gelson; os meias Alysson e Douglas Lima; e os atacantes Wandinho, Renan Gorne, João Carlos e Robinho, prata da casa que retorna ao Voltaço após passagem por Vasco, Guarani, Boa Esporte, Madureira, Al-Mesaimeer, do Catar, e OC Safi, do Marrocos, último clube antes de ser repatriado.
Falando sobre a permanência, o Esquadrão de Aço conta com o retorno de jogadores que foram emprestados a clubes da Série B em 2018, como o caso do lateral-direito Luís Gustavo e o volante Marcelo, que defenderam o Sampaio Corrêa e CRB-AL, respectivamente. Além deles, permanecem no plantel jogadores que se destacaram durante a última temporada, como é o caso do goleiro Douglas Borges; do zagueiro Daniel Felipe; dos volantes Bruno Barra e Bileu; e dos atacantes Núbio Flávio e Fernandinho.
Toninho Andrade acredita numa vitória contra o Fluminense no Maracanã
Na opinião do técnico, a diretoria conseguiu manter peças importantes e fazer um bom reforço para o estadual.
"Procuramos reforçar a equipe em posições que havíamos identificado alguma carência. Fizemos uma pré-temporada muito forte, principalmente nesta semana que ficamos em Vassouras (RJ), onde conseguimos intensificar a preparação. Sabemos que teremos uma tabela difícil pela frente, mas a equipe chega muito bem para a estreia no Estadual e acredito que conseguiremos fazer uma boa campanha", afirmou Toninho Andrade.
O comandante inclusive elegia o adversário , mas não se intimida por ele e vem ao Rio de Janeiro para buscar os três pontos.
"O Fluminense é uma equipe grande e tem um time muito qualificado. Está se remontando, contratando grandes jogadores, tem um novo treinador e será sempre um adversário difícil. Vamos para o Maracanã jogar o nosso, com muita inteligência e buscar sair de campo com um bom resultado", concluiu confiante o técnico do Volta Redonda.