Imagine ter o Museu Nacional em Lego para você poder mostrar ao seu filho e ainda ter contribuído para a reconstrução do mesmo? Se depender dos publicitários Caio Gandolffi e Diego Perillo Ferrite o projeto já teria forma. Depois de uma campanha de pouco mais de uma semana, em que até o próprio Museu incentivou as pessoas a apoiarem o projeto, no site Lego Ideas, cujo objetivo é justamente que fãs deem ideias para que a empresa dinamarquesa construa alguns brinquedos, foram alcançados os 10 mil apoiamentos necessários para a Lego verificar a viabilidade do projeto.
Caio e Diego tiveram a ideia de “reconstruir” o Museu logo após o seu incêndio e o processo levou algumas semanas até tomar forma.
“Quando vimos a notícia do fogo no Museu, ficamos em choque. Inúmeras peças históricas foram completamente perdidas, talvez sem recuperação, e logo pensamos no que fazer para ajudar a reconstruir o que fosse possível. Entre algumas conversas, chegamos nessa ideia de levar algo para que as pessoas também pudessem reconstruir essa história, mas de uma maneira que as divertissem, pra conseguirmos impacto. Começamos a pensar no tema da ‘reconstrução’ do Museu, que nos pareceu urgente. Além das obras expostas no seu interior, o prédio também era icônico, um símbolo que não queríamos deixar morrer. E não tem como falar em construir coisas sem pensar em LEGO. Daí veio a ideia: Por que não criar um brinquedo com o qual as pessoas possam ”reconstruir” o Museu Nacional bloco a bloco, e ajudar na reconstrução do Museu Nacional de verdade? Mas não sabíamos se isso seria possível, e foi então que veio a boa notícia: A LEGO já tinha uma plataforma, chamada LEGO IDEAS, onde qualquer pessoa pode submeter uma ideia de brinquedo e eles avaliam se merece se tornar realidade. Utilizamos nosso know-how publicitário para criar a maquete do projeto em 3D, o que levou algumas semanas, e aí inscrevemos na plataforma da LEGO.”- explica Diego.
A meta era conseguir 10 mil apoiadores, o que, em poucos dias de divulgação, já foi alcançado. Mas tudo depende agora da empresa dinamarquesa e, de acordo com os publicitários, ainda não houve um contato da Lego, que precisa verificar a viabilidade.
“Só então (depois de conseguidos os apoios) que o projeto passa pela Comissão da LEGO para julgarem a viabilidade de se tornar um brinquedo. Ai ideia é que toda a venda do brinquedo seja revertida para a reconstrução do Museu".
Para eles, a repercussão está sendo excelente e torcem para que a Lego se sensibilize.
“Sim. Acreditamos que a mobilização popular é essencial para fazer o brinquedo virar realidade. E ficamos ainda mais felizes de poder colocar o Museu Nacional em pauta novamente e não deixar o assunto esquecido. Que a nossa ideia também faça mais pessoas visitarem Museus além de ajudar na reconstrução deste ícone que é o Museu Nacional”, finaliza Diego.
O portal Eu, Rio! mandou email para a sede da empresa, na Dinamarca, perguntando sobre a possibilidade do projeto sair do papel, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.