Moradores da Tijuca estão preocupados com o alto índice de assaltos a pedestres no bairro
Entretanto, Polícia Militar afirma que há policiamento ostensivo
Foto: Divulgação Tijuca Presente
Os moradores do bairro da Tijuca estão assustados com a quantidade de assaltos na região. De acordo com algumas vítimas, um homem magro, negro, que utiliza uma moto preta sem placa, além de uma pistola cromada tem agido constantemente na área entre a Afonso Pena e o Maracanã. Geralmente, o ataque tem sido recorrente contra os pedestres.
No grupo "Alerta Tijucano", no Facebook, existem diversas denúncias envolvendo casos de roubos a pedestres. Contudo, de acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, o policiamento ostensivo do 6ºBPM, responsável pela Tijuca, atua com roteiros de patrulha diários em vias dos bairros de sua área de policiamento, além de ações focadas na mancha criminal, como as operações de abordagem e revista nos horários de maior incidência.
Em nota, A PMERJ informou que o policiamento é realizado a pé, com viaturas, motos e cavalos. Não há informações sobre os relatos.
Além disso, a instituição disse que na última terça-feira (15) iniciou o patrulhamento para garantir a segurança e coibir a desordem urbana nas principais vias de acesso aos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca, a “Operação Paineiras”. Unindo órgãos de segurança e de fiscalização dos governos Federal, Estadual e Municipal.
As ações estão previstas para continuar durante o verão e conta com a participação de policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm), policiais civis da Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT). Os guardas municipais, os agentes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) e da Secretaria Municipal de Transportes, além de fiscais do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) também devem auxiliar na segurança.
De acordo com dados divulgados pela Polícia Militar, no primeiro dia, os policiais detiveram uma agente de turismo que exercia a profissão ilegalmente. A Guarda Municipal multou 27 motoristas infratores e o Detro autuou quatro veículos que faziam transporte irregular de turistas.
A “Operação Paineiras” foi planejada para atuar em duas frentes de ação. Nas vias de acesso aos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca. Desse modo, cerca de 30 policiais e agentes públicos atuarão em três locais estratégicos: Trevo do Mirante Dona Marta; Rua Cosme Velho, entre as duas galerias do Túnel Rebouças; e Praça São Judas Tadeu, na estação do Trenzinho do Corcovado.
A reportagem do portal Eu,Rio! também entrou em contato com a Superintendência Regional da Grande Tijuca, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta.