Maquiagem, glitter e purpurina são itens essenciais para compor a fantasia de muitos foliões no Carnaval. No rosto ou no corpo, eles dão um toque especial no visual e marcam um estilo. Apesar de belos, os itens podem agredir a pele. Por isso, o recomendável é adotar cuidados antes e depois da folia.
De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia, do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, Eduardo Falcão, o uso excessivo de maquiagem pode obstruir os poros, causar aumento da oleosidade, acne e irritações na pele. É preciso cuidado na retirada do produto. “O glitter pode esfoliar a pele por fricção, se deixado por muito tempo na pele ou retirado de forma agressiva afetando a pele mais sensível.
É importante manter a pele hidratada antes de usar os produtos carnavalescos, e depois utilizar sabonetes suaves e demaquilante ou água micelar para retirada total da maquiagem”, alerta Falcão. O especialista acrescenta que, mesmo cansado da folia, é importante retirar toda a maquiagem, antes de dormir. E alerta! “Maquiagem não tem o mesmo efeito que um bom protetor solar, apropriado para reter os raios UVA e UVB”.
Fonte: O dermatologista Eduardo Falcão é chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), coordenador do Departamento de Micoses da Sociedade Brasileira de Dermatologia – RJ e Mestre em Medicina Tropical pela Fiocruz.