O presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Cleber Ribeiro Afonso, disse que vai intensificar as ações de fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros como as ocorridas na última quarta-feira (16), em que 69 coletivos foram apreendidos.
Cleber Ribeiro diz ainda que as orientações do governador Wilson Witzel:
“Nosso objetivo é assegurar a segurança e a qualidade no transporte intermunicipal de passageiros por ônibus. Vamos coibir fortemente as irregularidades. Essa é a orientação do Governo e estamos determinados a cumpri-la em prol da população fluminense”, afirmou o Presidente do Detro.
Na manhã da quarta-feira, fiscais do Detro realizaram operação simultânea em 15 terminais do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi verificar as condições dos ônibus da frota regular. Foram aplicadas 138 multas por mau estado de conservação, documentação irregular, descumprimento de horário, questões referentes a acessibilidade, falta de selo de vistoria, entre outros motivos.
Os terminais fiscalizados foram Novo Rio, Alvorada, Campo Grande, João Goulart (Niterói), Shopping Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Petrópolis, Vassouras, Cabo Frio, Itaperuna, Campos, Volta Redonda, Barra Mansa e Resende.
As fiscalizações do Detro são regulares. O Departamento verifica as condições fornecidas por empresas intermunicipais de ônibus. A quantidade de multas aplicadas neste ano chega a 197. O Detro também realiza operações de inteligência, além de ouvir denúncias dos próprios usuários pelo telefone (21) 3883-4141.