TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Evite o binge alcoólico neste Carnaval

Especialista alerta para o risco de doenças hepáticas, como a cirrose

Por Portal Eu, Rio! em 15/02/2023 às 23:30:11

Para evitar efeitos nocivos do álcool no fígado, é recomendada a ingestão alcoólica com cautela. Foto: Reprodução

Você sabe o que é binge alcoólico? É o consumo episódico e exagerado do álcool, hábito como nos finais de semana e em festas, como o Carnaval. A hepatologista Andreia Evangelista, do Centro Avançado Hepatobiliar do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, alerta sobre a quantidade de álcool contida em cada bebida e assegura que o binge alcoólico acentua a relação entre o uso crônico de álcool e o risco de doenças hepáticas, sobretudo a temida cirrose.

De acordo com o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAA), uma única dose contém 14g de álcool, variando de acordo com a bebida. Esta quantidade está presente em uma taça de 150 ml de vinho (12% de álcool), em um copo de 350 ml de chope (5% de álcool) e em um copo de 40 ml de bebida destilada (4% de álcool).

“O binge alcoólico ocorre com a ingestão de quatro doses pela mulher e cinco doses pelo homem, no período de 2 horas”, salienta a médica.

A especialista garante: beber exageradamente de forma episódica provoca danos aos hepatócitos, as células do fígado.

“Os riscos podem ser maiores nos portadores de doença subjacente do fígado, seja naqueles que já apresentam algum grau de lesão por etilismo ativo, ou mesmo uma doença hepática silenciosa ainda não diagnosticada, podendo levar a casos graves de hepatite alcoólica aguda ou descompensação da hepatopatia.”

Para evitar efeitos nocivos do álcool no fígado, no trato digestivo e embriaguez neurológica é recomendada a ingestão alcoólica com cautela, em pausas, acompanhada de alimentos saudáveis, intercalada com outros tipos de bebidas não alcoólicas, especialmente a água para manter o organismo hidratado.

“A hidratação é extremamente importante para evitar o binge alcoólico e os efeitos da ressaca”, assegura a médica.

Andreia Evangelista é hepatologista da equipe do Centro Avançado Hepatobiliar do Hospital São Vicente de Paulo. É mestre e doutoranda em Ciências em Gastroenterologia pela FMUSP. Tem título de especialista em Gastroenterologia e do Certificado de Atuação em Hepatologia.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.