TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Senadores da Comissão sobre a crise Yanomami apoiam ações da PF contra financiadores do garimpo ilegal

Dr Hiran classifica de 'nefasta' a ação das empresas que 'legalizam' o ouro extraído de forma clandestina, em áreas proibidas, como as terras indígenas

Por Portal Eu, Rio! em 17/02/2023 às 11:43:04

Operações para retirada de garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami envolveram a destruição de aviões, para dificultar a volta dos invasores às áreas protegidas. Foto: Agência Brasil

Os senadores de Roraima Chico Rodrigues (PSB) e Dr. Hiran (PP), integrantes da Comissão Temporária Externa para acompanhar a situação dos Yanomami, apoiaram as operações da Polícia Federal em busca dos empresários que se beneficiam do contrabando de ouro dos garimpos ilegais. Dr. Hiran considera “nefasta” a ação das empresas que “legalizam” o ouro. Para Chico Rodrigues, os garimpeiros são a parte mais frágil desse esquema.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Senado sobre o apoio de integrantes da Comissão Temporária Externa para monitorar a situação dos Yanomami à investigação dos contrabandistas de ouro dos garimpos ilegais.

Instalada na quarta-feira (15/2), às 16h, a Comissão Temporária Externa do Senado irá acompanhar a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros. Formado por cinco integrantes, o colegiado elegeu presidente, Chico Rodrigues (PSB-RR) e vice (Eliziane Gama (PSD-MA).

Na prática, a comissão está em funcionamento desde a quarta-feira (8/2), quando o Plenário aprovou sua criação por meio de requerimento (RQS 34/2023) assinado pelos três senadores de Roraima: Mecias de Jesus (Republicanos), Chico Rodrigues (PSB) e Dr. Hiran (PP). Também fazem parte do colegiado a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e o senador Humberto Costa (PT-PE).

Na quinta-feira (9/2), o grupo viajou a Roraima para acompanhar a operação de retirada dos garimpeiros e a crise humanitária dos ianomâmis.

Durante 120 dias, a comissão representará o Senado no acompanhamento da crise humanitária e deverá supervisionar a retirada de garimpeiros que ocupam a reserva de forma ilegal.

De acordo com Mecias de Jesus, a crise humanitária em Roraima atinge tanto indígenas quanto garimpeiros. Segundo ele, os garimpeiros estão com dificuldades no transporte e até na alimentação. Mecias relatou que os donos dos garimpos já saíram, deixando os trabalhadores para trás:

— Os ianomâmis merecem todo o nosso apoio, mas os garimpeiros que estão lá não são bandidos.

O senador Dr. Hiran (PP-RR) afirmou que Roraima já sofre com uma “imigração desenfreada dos venezuelanos” e agora também há a questão envolvendo indígenas e garimpeiros.

Chico Rodrigues (PSB-RR) classificou a situação no estado como “gravíssima”. Ele disse que a comissão é uma forma de manifestar a preocupação do Senado com a situação dos brasileiros daquela região. Conforme o senador, o governo precisa implementar de forma urgente uma logística para a saída dos garimpeiros.

— Precisamos levar uma esperança para aqueles brasileiros e mitigar o sofrimento em que eles estão hoje mergulhados — defendeu Rodrigues.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Rádio Senado

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.