A combinação de feriado com dias ensolarados pode levar muita gente para praia, piscina e atividades ao ar livre neste Carnaval. No entanto, é preciso cuidado para evitar a insolação, resultado de horas seguidas de exposição solar e calor intenso, sem proteção adequada. A insolação ocorre quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, comprometendo a função de transpiração, o que impede que o organismo consiga resfriar.
De acordo com o clínico médico e diretor técnico do Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, Guilherme Costa, os principais sintomas de insolação são dor de cabeça, náuseas, pele quente, taquicardia, alterações visuais e confusão mental.
“Procure atendimento médico, se os sintomas, principalmente taquicardia e alterações mentais, persistirem após o término da exposição e hidratação”, orienta.
Por isso, é muito importante se proteger da exposição solar e dos efeitos danosos dos raios UVA e UVB. E manter-se hidratado. A dica é manter uma boa hidratação combinada com refeições equilibradas, que fornecem mais energia para o organismo. O médico recomenda incluir na dieta frutas, verduras, proteínas e carboidratos complexos e muita água. “Não podemos descuidar da alimentação, pois a indigestão, desidratação ou hipoglicemia podem estragar os dias de diversão e lazer”, alerta.
Guilherme Costa é clínico médico, diretor técnico do Hospital São Francisco na Providência de Deus. Possui MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).