TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Nordeste Brasileiro, Segunda Guerra Mundial e Descobrimento do Brasil fecham desfiles na Sapucaí

Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Niterói e São Clemente fecharam com chave de ouro primeiro dia no Sambódromo do Rio

Por Portal Eu, Rio! em 18/02/2023 às 05:38:25

Unidos de Padre Miguel trouxe o "Baião de Mouros" para a Sapucaí, representado pelo casal de mestre-sala e porta-bandeira. Foto: Cláudia Freitas/Portal Eu, Rio!

Árabes, mouros e mulçumanos tomaram conta da Marquês de Sapucaí. A "invasão" aconteceu no desfile da escola de samba Unidos de Padre Miguel, na madrugada de sexta (17) para sábado (18). A agremiação trouxe para a avenida a história de ocupação do nordeste brasileiro, principalmente por esses povos. As alegorias e os carros alegóricos esbanjaram criatividade ao fazer um comparativo entre a geografia e a cultura das nações. Assim, o deserto virou sertão. O leque, guarda-sois e os azulejos e tapeçarias europeus ganharam um toque verde e amarelo, no enredo "Baião de Mouros", dos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves.


Unidos de Padre Miguel esbanjou criatividade nos carros alegóricos e alegorias Foto: Cláudia Freitas/Portal Eu, Rio!

Já a Acadêmicos de Niterói, que entrou na avenida logo após a agremiação de Padre Miguel, fez uma releitura do histórico Carnaval da Vitória, que em 1946 marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. O enredo de André Rodrigues deu destaque aos 450 anos de Niterói. A estrela da agremiação foi o Rei da Bateria, Juarez Souza, o primeiro da Marquês de Sapucaí.

O índio-símbolo de Niterói, Araribóia, foi representado no desfile da Acadêmicos de Niterói. Foto: Cláudia Freitas/Portal Eu, Rio!

Fechando a primeira noite de desfiles da série Ouro, a São Clemente animou a plateia com o enredo "O Achamento do Velho Mundo", que fez um caminho inverso do descobrimento do Brasil, da Praia de Botafogo para a Europa. A bateria do mestre Caliquinho agitou as arquibancadas e fechou com chave de ouro o primeiro dia de desfiles no Sambódromo.

São Clemente trouxe para a Saoucaí a Corte Portuguesa no Brasil. Foto: Cláudia Freitas/Portal Eu, Rio!

Atendimentos médicos
A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura de atendimento ao folião na Marquês de Sapucaí, que vai funcionar até o final dos desfiles do Grupo Especial. No primeiro dia de desfiles da Série Ouro foram realizados 220 atendimentos e 14 destes casos precisaram ser transferidos para unidades municipais de saúde.

A estrutura médica conta com 32 leitos, sendo oito de suporte avançado. Para os pacientes com quadros mais graves, há ambulâncias com UTI móvel para fazer a transferência, coordenada pela Central Municipal de Regulação, para hospitais ou UPAs da rede. São 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) em cada dia de desfile das escolas da Série Ouro, Grupo Especial e no sábado das campeãs. Para o desfile das crianças serão 10 viaturas.
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.