TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Hospital do Andaraí reabre Unidade Coronariana

Direção promete melhor atendimento para quem sofre do coração

Por Robson Machado em 18/01/2019 às 15:59:30

Hospital Federal do Andaraí reativou a Unidade de Tratamento Intensivo Coronariano. Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Depois de ter o setor praticamente desativado no final do ano passado, o Hospital Federal do Andaraí reativou a Unidade de Tratamento Intensivo Coronariano. O HFA é a principal opção de socorro na região da grande Tijuca e uma das principais referências do Estado. Além das vítimas de enfarte, o hospital também recebe pacientes politraumatizados, com ferimentos causados por arma de fogo, vítimas de acidentes vasculares cerebrais e de queimaduras. O tratamento de queimados oferecido pela unidade também é referência no Rio de Janeiro.

O setor de tratamento intensivo coronariano do Hospital do Andaraí agora conta com seis novos leitos. A unidade foi reestruturada para atender pacientes cardíacos que, na maioria dos casos, demandam atenção especial. "São pacientes que necessitam de cuidado intensivo durante 24 horas por dia. Conseguimos contratar mais um médico e adequamos a escala dos demais profissionais para cobrir todos os plantões", garantiu Maria Lúcia Feitosa, diretora do Hospital Federal do Andaraí.

Além da possibilidade de dispensar atenção em período integral ao paciente cardíaco, a reabertura do setor também vai trazer benefícios à Emergência do HFA. "Quando chega um infartado no setor de emergência, trazemos este paciente para a Unidade Coronariana e conseguimos desafogar um serviço que costuma ter grande demanda em todo o Rio de Janeiro", concluiu Geraldo Chelid, chefe da Unidade Coronariana do Hospital Federal do Andaraí.

Socorro do Governo Federal

Com lugar reservado numa lista de prioridades, a rede hospitalar federal do Rio de Janeiro vai receber mais ajuda do Governo Federal. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o socorro à rede está entre as três prioridades do Governo em ações que serão colocadas em prática nos 100 primeiros dias da nova gestão.

Uma das apostas do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, para melhorar o serviço é integrar todos os hospitais da rede federal que funcionam no Rio de Janeiro. Para o ministro, a integração melhoraria, inclusive, a aquisição de medicamentos e insumos para as unidades. Além do Hospital Federal do Andaraí, integram a rede federal no estado do Rio os hospitais de Bonsucesso, Ipanema, Lagoa, o Cardoso Fontes e o Hospital dos Servidores do Estado.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.