Mesmo sem pernas, o italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1, não se cansa de correr. Ele disputará as 24 horas de Daytona, nos Estados Unidos, pela equipe BMW RLL BMW M8 GTE. A competição está marcada par os dias 26 e 27 de janeiro.
Zanardi perdeu as pernas após um grave acidente em setembro de 2001. O piloto italiano disputava uma prova da Champ Car, uma antiga categoria de monopostos norte-americana, quando foi atingido pelo carro do piloto canadense Alex Tagliani. Como consequência, Zanardi perdeu as duas pernas, amputadas acima dos joelhos.
Superação nas pistas
Apesar de tudo, Zanardi retornou às pistas dois anos depois, completando o percurso de sua última corrida antes do acidente. Em seguida, participou de competições de carros de passeio até se tornar um atleta paralímpico em 2007, tendo vencido a maratona paralímpica de Roma, em 2010. Nos Jogos Paralímpicos de Londres, em setembro de 2012, ele ganhou três medalhas na modalidade de ciclismo.
Em 2018, Zanardi disputou uma etapa do Campeonato Alemão de Carros de Turismo. Para o piloto italiano, sua volta às pistas significa a transição entre desafios totalmente diferentes: das competições de velocidade para as corridas de resistência:
"Em termos de desempenho na DTM, 100% é exigido. Você tem que ir a todo vapor e espremer cada grama de desempenho do carro. A corrida dura apenas uma hora. Então, você tem que encará-la da mesma maneira que você encara a etapa de classificação. E é exatamente para isso que o BMW M4 DTM foi projetado. Cada detalhe foi desenvolvido propositadamente para uso em corridas", disse Zanardi.