Grande parte do Fonseca fica sem luz pela segunda vez em uma semana
Segundo moradores, problema em transformador é recorrente
Foto: divulgação Juh Cabral
Pela segunda vez em uma semana, moradores de boa parte do bairro Fonseca, zona norte de Niterói, ficam sem energia durante a madrugada. Desta vez, a queda da luz aconteceu por volta de meia-noite e teria ocorrido no mesmo transformador que abastece a região da São Januário e parte da Riodades.
"Dá outra vez, aparentemente deu curto em uma fiação. E ocorreu de novo. E sempre há problemas neste transformador", disse uma moradora em um grupo no Facebook.
A lembrança da alta da conta de luz por parte da concessionária Enel também foi comentada nas redes sociais.
"Já tive geladeira queimada, hoje quase foi o ar condicionado e a conta vem altíssima. Acordo cedo para trabalhar e como fico?", questionou outra moradora.
O bairro ficou sem energia por aproximadamente quatro horas. A Enel Distribuição Rio informou que a energia foi interrompida devido à sobrecarga da rede ocasionada por furtos de energia na região, o que compromete a qualidade do fornecimento.
A Enel reforça que furto de energia é crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Os riscos para a segurança da população são altíssimos, já que o contato indevido com a rede elétrica pode causar acidentes graves, inclusive com risco de morte. Além disso, a prática irregular afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando também interrupção no fornecimento de energia. É importante reforçar que apenas pessoas autorizadas e que estejam utilizando os equipamentos de segurança necessários podem manusear a rede de energia.