Nesta terça-feira (7), a Polícia Federal prendeu um homem de 44 anos e uma mulher de 34, ambos russos, no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O casal se encontrava na lista da Difusão Vermelha da Interpol e estava foragido da justiça da Rússia há mais de três anos.
Segundo as autoridades russas, os presos são responsáveis por diversos crimes de apropriação indébita em larga escala, mediante fraudes relacionadas com o descumprimento proposital de compromissos contratuais e obrigações na área empresarial.
Caso sejam condenados pela justiça da Rússia, os estrangeiros podem pegar pena de até 10 anos de prisão.
A Polícia Federal participou da ação através do Núcleo de Cooperação Policial Internacional do Rio de Janeiro (Interpol/PF).
Além de efetuarem as duas prisões com êxito, os policiais também apreenderam cerca de 30 dispositivos eletrônicos, como celulares, notebooks e tablets, que foram encontrados na residência do casal.
Os mandados de prisão preventiva para fins de extradição, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal na sexta-feira (3) da semana passada, após pedido formulado pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Brasília, foram devidamente cumpridos.
Após as formalidades de praxe, os estrangeiros serão encaminhados ao sistema prisional do Rio de Janeiro, onde permanecerão até a extradição definitiva para a Rússia.
Fonte: Polícia Federal no Rio de Janeiro