TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Projeto que capacita jovens em artes aporta na Gamboa

Passageiro do Futuro já capacitou cerca de 1600 jovens de 15 a 20 anos para o mercado de trabalho

Por Portal Eu, Rio! em 07/03/2023 às 19:22:40

Fotos: Divulgação/Marcelo Piu

Interrompido durante a pandemia, o projeto Passageiro do Futuro, que já capacitou cerca de 1600 jovens de 15 a 20 anos para o mercado de trabalho, em funções técnicas e artísticas, chega à sua 23ª edição

Nele, os alunos participam de oficinas de formação durante seis meses, com acompanhamento do rendimento escolar. Os participantes farão apresentações de um espetáculo em setembro desse ano.

ÚLTIMAS VAGAS

A demanda por profissionais qualificados nas artes cênicas inspirou a atriz e produtora Juliana Teixeira a criar, em 2001, o projeto itinerante Passageiro do Futuro, que vai muito além da instrução técnica e artística, para jovens de baixa renda. Em seis meses de aulas, 50 alunos participam de oficinas de capacitação e recebem orientação e acompanhamento de uma equipe formada por profissionais do mercado e assistentes sociais. O bom desempenho escolar e a participação da família são fundamentais para o sucesso do projeto, que este ano chega à sua 23ª edição, pela primeira vez na Vila Olímpica da Gamboa, de março a agosto.

Há 22 anos, o Passageiro do Futuro vem apostando na formação de qualidade em áreas técnicas das artes, apresentando opções para a atuação em um crescente mercado de trabalho. Em suas aulas, os professores traçam um paralelo entre o conteúdo da educação formal e as disciplinas do projeto. É possível, por exemplo, relacionar os conceitos de biologia às aulas de caracterização; matemática e geometria à cenografia; física à sonorização; literatura à interpretação, entre outras.

“A ideia é que seja um projeto completo, que melhore a vida desses jovens e da comunidade. Fazemos acompanhamento individual e familiar, além de encaminhá-los a serviços sociais e monitorar o rendimento escolar, condição indispensável para participação no projeto”, explica Juliana.

Cerca de 1600 jovens de comunidades carentes já foram atendidos pelo projeto e aprenderam diversas funções técnicas no teatro, como sonorização, iluminação, caracterização (maquiagem), figurino, corpo e voz, cenário, além de interpretação. Durante os seis meses de formação, os alunos se preparam para uma nova montagem, que irá circular por diversos teatros da rede municipal, com entrada gratuita.

A 23ª edição teve início ontem (06), mas os interessados ainda podem se inscrever ao longo do mês. Basta comparecer em uma das aulas, que acontecem às segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h15, na Vila Olímpica da Gamboa. Para obter mais informação, é só acessar as redes sociais do projeto: @passageirodofuturooriginal

Além das aulas, os jovens irão participar de palestras e dinâmicas sobre diversos temas, como "não violência entre gênero" e "bullying". Também visitam, em grupo, centros culturais e assistem espetáculos que estão em cena que resultarão na montagem de uma peça teatral, sob orientação dos professores.

Juliana frisa que é importante que os alunos se apropriem da montagem, incluindo a escolha do texto com o qual mais se identificam. “Já fizemos de Shakespeare a Naum Alves de Souza, passando por Brecht e Dias Gomes”, conta. Os alunos recebem a orientação dos professores de cada disciplina para realizar, na prática, as funções que aprenderam no curso. “Além da parte teórica, é fundamental essa vivência, que irá de fato prepará-los para o mercado de trabalho”, conclui.

Grade de Aulas

Segunda-feira

14h às 16h – Preparação Corporal/Vocal (Profa. Anna Beatriz Wiltgen)

16h às 16h15 – Lanhe

16h15 às 18h15 – Figurino (Profa. Rosa Ebee)

Quarta-feira

14h às 16h – Interpretação (Profa. Anna Beatriz Wiltgen)

16h às 16h15 - Lanche

16h15 às 18h15 – Caracterização (Profa. Adriana Dehoul)

Sexta-feira

14h às 16h – Cenografia (Profa. Vanessa Alves)

16h às 16h15 - Lanche

16h15 às 17h45 – Sonorização (Prof. Chico Rota)

17h45 às 18h15 – Dinâmica de grupo (Sebastiana Araujo)

Início do projeto

Tudo começou em 2001, quando a atriz e produtora Juliana Teixeira integrava o elenco de ‘Tudo no Escuro’, peça de Peter Shaffer. “Ali tudo dependia de iluminação e começamos a ter dificuldades em conseguir técnicos para a turnê. A partir daí, resolvi colocar em prática esse meu desejo de trabalhar teatro com jovens carentes e, ao mesmo tempo, tentar suprir a falta de mão de obra técnica do teatro profissional”, lembra Juliana.

Com formato itinerante, permanece ao menos dois anos em cada comunidade, tendo atuado em Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro, Copacabana, Caju, Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), São Cristóvão e, nessa edição, Gamboa.


Depoimentos de Passageiros

“Acolher o Passageiro não se trata de um investimento apenas, é possibilitar que um jovem sonhe.” (Thainá Anegue, ex-aluna de Vila Kennedy)

“Este foi meu primeiro ano no Passageiro do Futuro, fiz todas as aulas, onde pude aprender um pouco de tudo. Contudo, foquei mais em interpretação e preparação corporal e vocal. Tenho um sonho que é ser atriz e o projeto proporciona isso para nós, alunos. Ano que vem estarei novamente nas atividades, onde irei aprimorar tudo que já aprendi. O Passageiro do Futuro é fantástico”. (Vitória Pereira da Silva, ex-aluna de São Cristóvão)

“O projeto mudou bastante minha vida, ajudando a ser mais sociável, saber falar melhor, memorizar as coisas que eu tive que aprender, melhorou minha postura na sociedade, aprendi a viver com pessoas completamente diferentes (...) Mas, antes de começar o projeto, o meu dia era só ir pra escola e ficar em casa, eu não fazia nada além de jogar no computador, ficava muito entediante os meus dias. Nunca fui de ter muitos amigos como tenho hoje dia, e como eu passava praticamente o dia inteiro em casa, comecei a ficar deprimido, por ficar bastante tempo em casa “solitário”. Queria sair, conhecer lugares novos e pessoas novas. Até que eu fiquei com sintomas de depressão, no álcool eu procurava resposta pra tudo ou quase tudo, era um momento em que me sentia feliz, na verdade era só ilusão do álcool. Minha amiga me chamou para fazer esse projeto, no começo não sentia vontade de ir. No primeiro dia que eu já fazia parte do projeto, me senti muito tímido como sempre, mas aos poucos fui me soltando nas aulas de preparação corporal e vocal, comecei a interagir com as pessoas que faziam parte do projeto e percebi que aquela timidez que eu tinha estava sumindo, o modo de falar com as pessoas estava diferente, minha postura mudou. Quando começaram as circulações da peça eu já estava com uma alegria imensa.” (Marco Antonio Costa dos Reis, ex-aluno do Complexo do Caju).

Os Passageiros que já estão no mercado

Inúmeros Passageiros estão atuando no mercado do entretenimento, música, teatro, dança, televisão e moda, entre outros segmentos.

Douglas Vergueiro (2012 e 2013, na Ladeira dos Tabajaras) atuou no musical "Andanças", sobre a cantora Beth Carvalho, interpretando o cantor Zeca Pagodinho. Depois de sua participação no projeto, se profissionalizou como ator.

Glaucia Peixoto, turma de Água Santa, participante entre 2003 e 2005, trabalha como produtora de eventos, com destaque para as Olímpíadas e shows de música.

Jamile Regina (turma 2007, Bangu) é microfonista de grandes musicais, como "Cazuza", querida de Miguel Falabella. Ocupa com destaque o posto de principal microfonista do Rio de Janeiro.

Maiza Tchelly participou em 2012 e 2013 na Ladeira dos Tabajaras e se especializou em operação de som. Envolvida com grupos de teatro, participa de festivais e mantém uma carreira ativa como atriz.

Robert Rodrigues, formado em licenciatura pela Estácio de Sá, que participou da turma do Andaraí 2009 e foi monitor do projeto em 2012 e 2013 na Ladeira dos Tabajaras (Copacabana).

Ronald Rodrigues (turma 2009, Andaraí) atua nos grupos de dança Carlota Portela e Deborah Colker. Também excursiona com o cantor Mumuzinho.

Espetáculos realizados pelo Passageiro do Futuro

1- Aquele que Diz, Aquele que Diz Não – Brecht (adaptação e direção Marcelo Escorel)

2- Sonho de Uma Água Santa – Shakespeare (adaptação e direção Monica Alvarenga)

3- A Galera Dança (texto e direção Joaquim Vicente)

4- Eu Abro Mão (texto e direção Monica Alvarenga)

5- A Festa (texto e direção Monica Alvarenga)

6- O Gigante Egoísta - Oscar Wilde (Joaquim Vicente)

7- Anjo do Subúrbio – Bertolt Brecht (adaptação e direção Celina Sodré)

8- O Rei de Ramos – Dias Gomes (Cyrano Rosalem)

9- Crônicas da Cidade – Diversos Autores Brasileiros (adaptação e direção Marcia Nunes)

10- Além da Lenda do Minotauro - (adaptação e direção Samir Murad)

11- Quem Matou o Leão – Maria Clara Machado (direção Beto Brown)

12- Forrobodó - Chiquinha Gonzaga (direção Maurício Cardoso)

13- A Vida é uma Comédia – Luís Fernando Veríssimo (direção Claudio Handrey)

14- A Aurora da Minha Vida – Naum Alves (direção Claudio Handrey)

15- O Gato de Botas - Maria Clara Machado (direção Claudio Handrey)

16 – O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna (direção Mônica Alvarenga)

17 – Tribobó City – Maria Clara Machado (direção Mônica Alvarenga)

18 – O Mambembe – Artur Azevedo e José Piza (direção Walney Gomes)

19 - O Passado a Limpo - Rogério Blat (adaptação e direção de Anna Wiltgen)

20- Geração Trianon - Anamaria Nunes 9adaptação João Brandão e direção de Anna Wiltgen)


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.