A Secretaria Municipal de Saúde do Rio inicia nesta segunda-feira (13) a vacinação de reforço de gestantes e puérperas contra Covid-19 com a Pfizer bivalente.
Também será reaberto neste dia o ponto de vacinação do Planetário da Gávea, que foi referência importante durante toda a campanha de imunização contra a Covid-19. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, estará à disposição para atender a imprensa no local, a partir das 7h30.
A vacinação com a bivalente segue disponível para idosos a partir de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais.
É preciso que tenham tomado pelo menos as duas doses do esquema inicial e que a dose anterior tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses.
Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação.
Gestantes e puérperas devem levar cartão de pré-natal OU declaração do nascido vivo OU certidão de nascimento do recém-nascido para comprovação da condição.
Os imunocomprometidos devem portar ainda o comprovante da sua condição, que pode ser o cadastro da sua unidade de referência ou documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o reforço de vacinação contra a Covid-19 e m gestantes e puérperas (grávidas e mulheres que tiveram filhos há pouco tempo). O imunizante a ser aplicado é a Pfizer bivalente, que protege melhor contra variantes e subvariantes do Sars-Cov-2.
A cidade do Rio de Janeiro avança na aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em grupos prioritários.
Nesta segunda-feira (13), gestantes e puérperas, mulheres que deram à luz recentemente, já podem receber o reforço.
Na terça (14), os trabalhadores da Saúde, com 50 anos ou mais, podem ir aos postos. Na quarta (15), os de 40 anos ou mais.
Na quinta (16), trabalhadores da Saúde com 30 anos ou mais.
Na sexta (17), de 20 anos ou mais.
E no sábado (18), será a vez dos trabalhadores de Saúde com 18 anos ou mais.
A vacinação continua, normalmente, para pessoas com 60 anos ou mais. E, para pessoas com baixa imunidade a partir dos 12 anos.
Quem vai se vacinar precisa ter recebido, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a covid há quatro meses ou mais.
A vacinação acontece em todas as clínicas da família da capital e centros municipais de saúde do Rio. O imunizante bivalente também pode ser tomado no Super Centro Carioca de Vacinação.
Outras cidades brasileiras também seguem vacinando os grupos prioritários, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. E, Manaus, na região Norte do País, volta a vacinar, nesta segunda-feira (13), crianças a partir de três anos com a CoronaVac. Segundo a prefeitura local, 10 mil doses foram distribuídas para 11 unidades de saúde, que farão atendimento ao público ao longo da semana.
Serviço:
Início da vacinação de gestantes com a Pfizer bivalente
Data: segunda-feira, 13 de março
Horário: 7h30
Local: Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea
Fonte: Prefeitura do Rio