Os consumidores devem ficar atendo ao recebimento de boleto bancário por e-mail. Os criminosos estão cada vez mais especializados nesse tipo de golpe. Com milhares de pagamentos feitos por meio de boletos bancários todos os dias, o controle dos documentos é tarefa complicada.
A consultora Sandra Braconnot quase caiu em um golpe, quando recebeu via e-mail um boleto da NET no valor de R$ 409,03 oferecendo um desconto especial de 50%.
“Realmente eu estava com a fatura em atraso, então quando veio o boleto com o desconto de 50%, no valor exato da minha fatura, o nome certinho, eu achei que fosse benção, eu ia pagar. Mas o vencimento estava com a data errada. Aí eu liguei para solicitar a prorrogação da data de vencimento. E a atendente me informou que era um golpe, que eles já estavam sabendo e a empresa está tentando identificar quem está fazendo isso”, disse.
Em nota a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos informou ao Portal Eu,Rio! que “a segurança na realização de operações financeiras é uma forte preocupação dos bancos, que investem anualmente cerca de R$ 2 bilhões em sistemas e ferramentas de segurança da informação para possibilitar aos clientes fazer transações com maior tranquilidade e comodidade, acompanhando a evolução dos canais digitais.”
Em 2016 foi implementada um Nova Plataforma de Cobrança (NPC). A Febraban em parceria com os bancos modernizaram o sistema de cobrança existente há mais de 20 anos no Brasil, para combater a ação de golpistas. Além de segurança, a plataforma permite que os títulos vencidos poder ser pagos em qualquer banco e não apenas na instituição financeira em que eles foram emitidos.
A Febraban explica que no caso de contestação de fraude, cada instituição financeira tem sua própria política de ressarcimento, que é baseada em análises aprofundadas e individuais, considerando as evidências apresentadas pelos clientes, informações das transações realizadas e os canais de emissão dos boletos.
Dicas para não cai em golpe:
1 - Conheça suas despesas e acompanhe o pagamento delas no extrato do seu banco;
2 - Preste atenção no modelo do boleto enviado pelo emissor da cobrança, se for diferente, desconfie;
3 - Boletos fraudados costumam apresentar falhas: erros de português, impressões de má qualidade, papel diferente e ainda logomarca distorcida;
4 - Ao receber um boleto, sempre confira os dados do beneficiário como nome da empresa emissora do boleto, agência e banco;
5 - Se precisar de novo boleto utilize o site do próprio banco emissor para gerar a 2ª via. Evite sites que aparecem nos buscadores;
6 - Mantenha seu antivírus sempre atualizado. Ele garante a proteção do seu computador contra vírus que podem modificar boletos, detectando-o no ato da infecção e impedindo-o de agir;
7 - Ao gerar um boleto pela internet opte, sempre que possível por boletos no formato “PDF imagem", eles são mais seguros contra vírus;
8 - Caso desconfie de alguma informação no boleto, entre em contato com o cedente da cobrança e faça a checagem dos dados antes do pagamento;
9- Os três primeiros dígitos do código de barras sempre indicam o banco emissor do boleto. Ao emitir a 2ª via, certifique-se que o código do banco é o mesmo da via original. Se for diferente, não utilize esse boleto para pagamento.