Sem vencer no Campeonato Carioca, o técnico Zé Ricardo teve trabalho para explicar o empate de 0 a 0 com o Bangu, nesta quarta-feira, depois de perder na estréia para a Cabofriense por 3 a 1. Pior foi a reação da torcida alvinegra gritando "Time sem vergonha". O treinador ressaltou que não concorda com a manifestação da torcida.
"Sempre vamos respeitar as manifestações do nosso torcedor. Ela que faz o clube, mas não somos obrigados a concordar. Gritar ''time sem vergonha''. Rebato isso de forma veemente. Sei do grupo que tenho, de muito brio e que vai dar a resposta. Pode demorar mais ou menos, depende de quando conseguiremos reproduzir em campo o que temos treinado", disse o técnico.
Zé Ricardo fez uma avaliação das atuações do Botafogo na Taça Guanabara. Para o técnico, falta acertar situações e há que se tirar lições do confronto.
''Sou cobrado pela imprensa, pela torcida e pela gente mesmo. A evolução será gradativa, o entrosamento vem com o tempo. Hoje apresentamos situações que me agradaram, mas ainda não foi o suficiente dentro do que desejamos'. Acho que a gente procurou tentar fazer um jogo mais elaborado. Sincronismo pelo meio com a bola já houve melhor entendimento. Com o cansaço natural e as trocas, perdemos o pouco sincronismo que tínhamos. Ficou muito aberto, não foi agradável o fim. Esse tipo de jogo aberto, solto, não é nem de perto o que a gente deseja. Temos que tirar essa lição para os próximos jogos", acrescentou o treinador.
Zé Ricardo avaliou a entrada dos novatos na equipe:
"Gabriel se portou bem, estava preparado. É jovem, mas tem experiência. Alex Santana sentiu a volta, teve queda de rendimento natural no segundo tempo. Alessandro, como falei, era questão de dar tempo ao tempo, sem pressão. Vamos observar a evolução deles", observou.
O treinador pediu para a torcida não pensar mais nos jogadores que foram negociados.
"Temos que colocar um ponto final nas saídas. Eles saíram, foram importantes aqui, têm qualidade, mas outros estão chegando. Demora para a engrenagem acontecer. Queremos um jogo mais elaborado e isso requer tempo. Atleta que está chegando às vezes não está no ritmo ideal. Wenderson tem se comportado bem, apenas o segundo jogo dele. Alex também pode agregar muito. Não posso garantir se isso vai acontecer na próxima rodada", disse.
Zé Ricardo comentou sobre a renovação de seu contrato:
"A gente só tinha feito contatos telefônicos. Foi a primeira vez que meu representante e a diretoria se encontraram. Foi algo bem natural. Acredito no Botafogo e o Botafogo acredita em mim. Tomara que isso perdure durante todo o período de extensão do contrato. Claro que depende de resultados", frisou.
Técnico prevê dificuldades contra o Flamengo, mas aposta na torcida alvinegra:
"Flamengo é favorito por tudo o que aconteceu nos últimos anos. Alguns dos novos contratados devem jogar contra a gente. Mas, independentemente dos reforços, o Flamengo já tem uma equipe forte. Vai ser um jogo difícil, mas temos o fator casa ao lado e uma vontade grande de evoluir e vencer. Tomara que a gente esteja bem equilibrado e concentrado, vou cobrar isso. Se bobear, eles têm uma capacidade técnica de definir a partida", analisou.