Policiais Civis da Delegacia de Repressão Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), dando continuidade às ações no combate à pirataria, após trabalho de inteligência, apreenderam nesta quinta-feira (16), diversos charutos cubanos falsificados e cigarros eletrônicos. Os produtos eram vendidos numa tabacaria localizada no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio.
Durante a fiscalização na tabacaria, os policiais encontraram uma sala onde eram guardados os cigarros eletrônicos, que não ficavam expostos à venda. A comercialização é proibida no país pela Anvisa.
Vale destacar que a maior parte dos charutos vendidos no Brasil são falsificados, o que é extremamente lucrativo para quem comercializa, gerando um lucro de até 300%.
Todas as caixas de charutos cubanos devem vir com o selo da Emporium Cigars, que é a única importadora dos charutos Habanos no Brasil, o que não foi observado no produto apreendido.
O responsável pela tabacaria foi conduzido à DRCPIM, onde prestará esclarecimentos sobre a origem dos charutos falsificados. O investigado responderá inicialmente por crimes contra a propriedade industrial, contra as relações de consumo e contra a saúde pública.
As investigações prosseguirão a fim de verificar a existência de uma organização criminosa especializada na fabricação e comercialização desse tipo de produto.
.
Fonte: Polícia Civil