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Até dez minutos de espera

Metrô do Rio terá que reabrir bilheterias em todas as estações e horários de circulação dos trens

Justiça considerou que ausência de atendimento humano e impossibilidade de pagamento em dinheiro prejudicam consumidores mais pobres


Fechamento dos guichês de venda de passagens dificulta acesso ao Metrô dos consumidores mais pobres, que não dispõe de cartões de crédito ou débito. Foto: Agência Brasil

Desde o início deste mês de março, o MetrôRio passou a ter que disponibilizar novamente guichê presencial para atendimento ao público em todas as suas estações. A determinação é da 4ª Vara Empresarial da Capital, que concedeu liminar a uma ação civil pública movida pela Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

“O objetivo é reduzir o tempo de espera e facilitar a vida daqueles que não possuem cartão de débito e crédito, e além disso gerar mais emprego. Essa é mais uma vitória da Codecon da Alerj em defesa dos direitos dos consumidores”, afirmou o deputado Fabio Silva (União), presidente da Codecon.

Na ação, a Codecon destaca que a ausência do atendimento humanizado e a impossibilidade de pagamento da passagem em dinheiro prejudicam os consumidores mais vulneráveis. O MetrôRio fica obrigado a garantir o serviço desde a abertura até o fechamento do acesso de passageiros, em quantidade suficiente para assegurar um atendimento digno de não mais que 10 minutos de espera pelo consumidor. O descumprimento pode acarretar multas à concessionária.

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

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