TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Banhista morre atingido por raio em temporal que inundou ruas do Rio e Grande Rio

Bolsões d´água levaram perigo a motoristas no trânsito caótico

Por Rafael Brito em 25/01/2019 às 18:31:14

Foto: Reprodução

Uma forte chuva atingiu a cidade do Rio e boa parte do Grande Rio nesta sexta-feira (25). O banhista Daniel V. Oliveira, que estava na água em frente ao Hotel Copacabana Palace, em Copacabana, Zona Sul do Rio, morreu ao ser atingido por um raio. Ele chegou a ser levado com vida ao hospital, após parada cardíaca, mas não resistiu, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Sua esposa, que estava a seu lado, também foi atingida e está internada no Hospital Miguel Couto. Além disso, diversas ruas ficaram rapidamente alagadas e houve relatos de transtornos nas redes sociais. Bolsões d´água se formaram na Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico e, de forma mais crítica, no Catete, na Zona Sul. O trânsito ficou complicado nessas regiões.

O sistema Alerta Rio divulgou nota informando que "núcleos de chuva se encontram estacionados no entorno do Maciço da Tijuca, ocasionando chuva forte a muito forte na Zona Norte, Jacarepaguá, Zona Sul e Barra da Tijuca. Previsão de chuva forte na próxima hora nesta região". A cidade entrou em estágio de atenção às 16h55 desta sexta-feira (25). Choveu forte em diversos pontos da cidade e equipes da Comlurb, CET Rio e Defesa Civil estiveram de prontidão para atender as urgências que o carioca enfrentou na volta para casa.

Por volta das 17h30 a Defesa Civil acionou o sistema de sirenes para riscos de deslizamentos na Ladeira dos Tabajaras, Chapéu Mangueira e Babilônia (regiões de Copacabana e Leme), na Zona Sul. Nesses casos, a orientação é que os moradores se desloquem para os pontos de apoio. Às 17h40 o sistema Alerta Rio já havia registado 660 raios na capital fluminense. Em Niterói, também houve relatos de ruas transbordando por causa do forte temporal.

Em Rio Bonito, a chuva derrubou três árvores, uma delas no bairro Jacuba, que atingiu uma casa sem deixar vítimas, de acordo com a Defesa Civil.
Segundo o Alerta Rio, o temporal foi causado por ventos em altos níveis da atmosfera, em conjunto com o calor e umidade, causando instabilidade no tempo.

As orientações da Defesa Civil em caso de chuva forte são:
* Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros.
* As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
* Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos.
* Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
* Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.