O Botafogo venceu a Portuguesa-RJ por 3x1, nesta segunda-feira (27), no Raulino de Oliveira, em confronto válido pelo jogo da volta das semifinais da Taça Rio. Eduardo, Victor Cuesta e o garoto Raí marcaram para o Glorioso, Elicley descontou. Com o resultado, o time da Estrela Solitária pega o Audax-RJ na decisão do torneio, que vale também uma vaga para a Copa do Brasil de 2024.
A vitória foi mais um respiro para Luís Castro. O técnico é visto de forma negativa pela torcida do Botafogo e resultados positivos servem para respire, dia após dia, para que volte a fazer o Glorioso render o que rendeu na reta final de 2022.
O jogo
O Botafogo não teve o brilho que se esperava até pelo elenco melhor. Chances, porém, não faltaram. Tiveram duas oportunidades, aos 7 e aos 11 minutos, em chute cara a cara de Tiquinho próximo ao gol e outro de fora de Marçal, respectivamente. O gol foi sair com a ajuda do adversário, já que o goleiro Bruno bobeou, Tiquinho recuperou parcialmente e Eduardo, com tranquilidade, abriu o placar.
Pouco depois, Piazón ficou livre, mas chutou em cima de Bruno, rasteiro. Próximo do intervalo, Yuri conseguiu se desmarcar de Di Plácido, tocou para a área e a bola passou por todo mundo. Elicley conseguiu ficar com ela e bateu firme para empatar o jogo.
Na segunda etapa, a Portuguesa-RJ passou a levar mais perigo, inclusive num lance de Elicley que, de frente para Lucas Perri, mandou para fora. Em dado momento, houve reclamação por parte dos torcedores do Botafogo, mas Cuesta tratou de resolver isso: depois de lance que quase resultou num golaço da jóia Raí, Marçal cobrou escanteio, Eduardo desviou de cabeça e Cuesta escorou para as redes. 2x1 Glorioso.
Ainda deu tempo de sair um belo gol. Eduardo deu um toque de letra, pelo alto, depois recebeu de primeira e 'a lá Ronaldinho' olhou para um lado e passou para Carlos Alberto. O atacante cruzou de primeira para a área, Bruno chegou a desviar, mas Raí conseguiu ampliar o jogo.
3x1 e vaga na final garantida.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3 x 1 Portuguesa-RJ
Local: Raulino de Oliveira
Árbitro Alex Gomes Stefano
Auxiliares: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis e Rafael Sepeda de Souza
Gols: Eduardo (BOT 26/1T), Elicley (POR 44/1T), Victor Cuesta (BOT 24/2T) e Raí (BOT 37/2T)
Cartões amarelos: Di Plácido (BOT 38/1T), Tchê Tchê (BOT 01/2T), Feitosa (POR 10/2T) e Elicley (POR 32/2T)
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Rafael 33/2T), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Gabriel Pires 27/2T), Lucas Fernandes (Marlon Freitas 12/2T) e Eduardo; Piazón (Raí 12/2T), Luís Henrique (Carlos Alberto 12/2T) e Tiquinho Soares.
Portuguesa-RJ: Bruno; Watson, Matheus Santos (Darli 33/2T), Lucas Santos e Yuri; Feitosa, Anderson Rosa (Cafu 43/2T) e João Paulo (Jonathan 33/2T); Emerson Carioca (Elicley 18/1T), Lucas Silva e Romarinho.