A Páscoa está chegando e sempre é bom lembrar que o chocolate em excesso, por ter açúcar em sua composição, a longo prazo pode gerar cárie nos dentes.
Segundo Douglas Duque, cirurgião dentista conhecido com "Mago das Lentes", o consumo excessivo de açúcares associado com a má higienização são fatores fundamentais para a formação de placa bacteriana e consequentemente cárie dentária.
“O chocolate amargo, por ter uma quantidade maior de cacau e menos de açúcar, na teoria, deveria estimular menos a formação de cárie. Porém, o consumo excessivo pode aumentar a chance de um paciente ter cárie quando comparado ao chocolate zero açúcar”, explica o especialista.
Por isso, escovar os dentes três vezes ao dia após as refeições e não esquecer o uso do fio dental é a melhor forma de evitar problemas bucais. Além disso, Douglas afirma que artigos científicos modernos demonstram que a influência do chocolate, café e outras substâncias escuras interfere minimamente no clareamento, não apresentando riscos durante o processo.