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Adolescente empreendedora faz sucesso com acessórios infantis

Alexandra Lima também produz de graça lacinhos para crianças carentes

Por Portal Eu, Rio! em 07/04/2023 às 07:00:00

Foto: Divulgação

A estudante do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, moradora em São Cristóvão, bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, Alexandra Lima, 15 anos, está conquistando o sucesso não só na sala de aula com notas altas nas disciplinas, aliás, ela foi primeira colocada no concurso de admissão, em 2019, mas também no empreendedorismo. Sim, a adolescente criativa, empoderada, preocupada socialmente com as pessoas e que sempre curtiu produzir a sua própria independência financeira, dispara na criação de acessórios infantis como, por exemplo, laços, pulseiras, faixinhas para recém-nascidos e tiaras. A empreendedora começou o seu negócio com R$20,00. Hoje, fatura R$2.500,00 por mês.

Segundo a mãe da empreendedora, a técnica em farmácia Erika Maria Lima, Alexandra começou a apresentar o interesse pelo empreendedorismo desde pequena, quando tentava vender pulseiras e brinquedos. “Na pandemia, ela estava ansiosa dentro de casa, pela falta das aulas e por não poder sair com os amigos. Inicialmente eu achei que era só uma forma dela se distrair, mas com o passar do tempo, ela foi se aprimorando na confecção dos acessórios. Então percebi que realmente ela focou no negócio. Após perceber que estava virando algo sério, acreditei que ela poderia ter sua própria renda de verdade”, destaca Erika Lima.

Alexandra Lima conta que o que mais a motivou a empreender foi ter o próprio dinheiro e poder ajudar nas despesas da casa da minha família. “Sempre gostei de brincar de vender pulseiras e brinquedos e acredito que isso me influenciou muito. Lembro até hoje que meu brinquedo favorito era uma caixa registradora de supermercado”, frisa, com um sorriso, a adolescente empreendedora. Segundo ela, tudo começou em 2020, no meio da pandemia. “Como estávamos em isolamento, não podíamos sair de casa. Então, estava sempre fazendo artesanato. Isso me ajudou muito a tirar o foco daquele momento ruim”, afirma.

“No início, os laços que eu produzia eram para a Mel, minha cachorrinha Shih-tzu de nove anos. A partir dali, tive o estalo de que poderia sair alguma renda desse trabalho, a princípio sem compromisso com o lucro. Era puro afeto mesmo. Depois de meses, percebi que poderia abrir o leque de opções e produzir peças para o público infantil também. Foi quando abri o Instagram da loja Boutique Favo de Mel”, explica Alexandra.

A primeira peça que a estudante empreendedora produziu foi um laço que ela deu nome de boutique com a estampa tie-dye (amarrar e tingir). Mas a primeira peça vendida está cada vez mais fresca na memória afetiva de Alexandra Lima. “A minha primeira venda foi para o meu tio Marcelo Leonidas, que comprou à minha prima. Pode ter parecido algo bem simples, mas significou muito para mim. Mesmo com a minha pouca idade e ter zero experiência no mundo dos laços, ele fez questão de comprar comigo e me incentivar. Guardo com muito carinho essa lembrança”, conta, com os olhos brilhando, a empreendedora.

Sempre atuante nas redes sociais, Alexandra Lima, garante que os produtos que mais vendem são as faixinhas para recém-nascido. O valor agregado nos acessórios são o afeto e o carinho, porque toda produção é feita de forma manual, artesanal. O resultado de tanta entrega são feedbacks positivos das clientes. “Em média eu produzo 70 laços por mês e recebo a demonstração de felicidade com o meu trabalho. As clientes fazem questão de enviar mensagens revelando a satisfação com os acessórios adquiridos”, explica.

Quanto à estratégia de vendas adotada pela empreendedora, o foco tem sido os canais on-line. “Há alguns períodos que eu realizo as lives shops, que são eventos on-line onde promovo os produtos que estão à venda. Em certa ocasião, consegui arrecadar o valor que eu ganho em um mês”, revela. Alexandra diz que publica todos os produtos através da página da Boutique Favo de Mel, no Instagram (@bfavodemel). Mas o canal principal de comunicação para as vendas é o WhatsApp da loja.

Os próximos passos traçados pela adolescente empreendedora são colocar no ar o site da loja e também abrir um ponto físico do negócio. Uma atitude impactante da Alexandra é a preocupação social do negócio. “Já participei de projetos sociais nos quais confeccionei cerca de 50 laços para algumas meninas de comunidades carentes no Rio de Janeiro. “É um sentimento muito prazeroso ver o sorriso de cada uma ao receber um lacinho, o que cumpre com o slogan da loja: ‘levando sorrisos em cada lacinho’”, finaliza Alexandra.

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