A Polícia Militar capturou nesta terça-feira (29) Anderson da Conceição Rocha, o Adidas. Ele é apontado como o chefe do tráfico no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. A comunidade vive desde o último sábado (26) sob vários confrontos.
Segundo denúncias, a base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) chegou a ser atacada pelos traficantes.
Adidas foi preso dentro da casa da sogra, localizada na região conhecida como Raia, e estava na companhia da sogra, da esposa e dos filhos. Quando da chegada dos policiais militares, o bandido estava em um dos cômodos, deitado na cama, simulando estar dormindo. Chegou a ocorrer uma breve troca de tiros na ação.
Evadido da Justiça e com Mandados de Prisão em aberto, Adidas responde por diversos crimes, sendo seis por roubos majorados pelo emprego de arma de fogo e pelo concurso de duas ou mais pessoas, dois por tráfico de drogas e condutas afins, um por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e um por tentativa de homicídio.
Evadido do Sistema Penal, onde teve seu primeiro ingresso no ano de 2000, Adidas já cumpriu penas no Instituo Penal Vicente Piragibe, na Penitenciária Milton Dias Moreira, no Presídio Ary Franco, na Penitenciária Muniz Sodré, no Instituto Penal Francisco Spargoli Rocha, na Penitenciária Alfredo Trajan, na Penitenciária Vieira Ferreira Neto, no Instituto Penal Edgard Costa e no Patronato Margarino Torres.
Na madrugada do último domingo, quando um dos criminosos que haviam acabado de atacar a base da UPP Turano, Jean Jhansen Venâncio, foi morto por PMs após um confronto, Adidas foi monitorado dando ordens para que moradores, mototaxis e traficantes realizassem atos de vandalismos e retaliação contra os policiais da UPP.
A operação integrada desencadeada hoje contou com a participação de PMs do Grupamento de Ações Táticas da CPP - GIT, da UPP Turano e da UPP Vila Cruzeiro, estando sob o comando de sete oficiais.
A ação contou com o apoio dos Veículos Blindados da CPP e do 3° Batalhão de Polícia de Militar.