A Rádio MEC comemora seus 100 anos de vida. Para narrar essa história, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir o papel da emissora na democracia.
Pioneira na transmissão radiofônica no país, fundada como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a Rádio MEC cumpriu um importante papel na comunicação brasileira, focada na educação, cultura e artes.
Em 1936, a emissora foi doada ao Ministério da Educação (MEC), passando a se chamar Rádio MEC. Desde 2007 é comandada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), criada para administrar os veículos públicos federais de comunicação.
A Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino, falou dos desafios para o futuro da emissora.
Helena Theodoro, pesquisadora e radialista, que atuou na Rádio MEC por mais de 30 anos com programas dedicados à cultura afro brasileira, reforçou o papel de diálogo social da emissora.
Carolina Barreto, jornalista da Rádio MEC e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, destacou a censura que a rádio e a EBC sofreram no último governo.
A Rádio MEC funciona na frequência AM 800 KHZ, com foco na música popular brasileira. Também põe no ar programas sobre literatura, cinema, dramaturgia e artes. Em 1983 foi criada a Rádio MEC FM, que se destaca pela divulgação da música clássica em 80% de sua programação. A MEC FM hoje é transmitida no Rio, BH e Brasília.
Fonte: Agência Brasil