O Vasco foi à Minas Gerais e venceu o Atlético-MG pelo placar de 2x1, neste sábado (15), no Mineirão, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Andrey Santos e Gabriel Pec foram os autores dos gols. O zagueiro Maurício Lemos descontou para o Galo Doido.
Com o resultado, o cruzmaltino fica momentaneamente em quarto lugar, atrás apenas do Botafogo, além da dupla Athletico Paranaense e Fluminense. Já o time de Minas passa a ser o décimo quinto colocado.
O resultado do Gigante da Colina foi importante por dois motivos: primeiro, venceu um candidato a topo da tabela e que tem nomes bem habilidosos. Segundo, porque conquistou três pontos no início de uma curta e difícil sequência no Brasileirão. Na próxima rodada, pega o Palmeiras e, duas rodadas depois, tem clássico contra o Fluminense.
O jogo
O Vasco começou avassalador nos primeiros minutos. Logo aos 5, Gabriel Pec cobrou falta para a área, Andrey Santos cabeceou quase em cima da linha e abriu o placar para o Vasco. 1x0. Pouco depois, em lateral para a área, a zaga do Atlético afastou mal, Piton também finalizou mal, porém Pec conseguiu escorar para o gol. Vantagem ampliada para o Gigante da Colina.
A partir daí, o Atlético passou a se impor mais, mesmo não tão efetivo assim, e o cruzmaltino se fechou todo. O Galo teve chance com Paulinho que conduziu pela linha de fundo, chutou cruzado e Léo Jardim espalmou para a área. Aos 16 minutos, Hulk cobrou falta de longe com muito perigo e Léo Jardim espalmou para escanteio. Na sequência, em cobrança de escanteio curta, a bola passou rasteira para a área e o goleiro do Vasco defendeu novamente, dessa vez com os pés.
O Vasco chegou a ter chance de fazer o terceiro, cara a cara, mas Andrey decidiu dar o passe para o companheiro e Everson conseguiu intervir.
Pelo lado do Gigante da Colina, Léo Jardim fez o possível para ajudar a equipe: em cobrança de escanteio, Jemerson cabeceou e Léo Jardim conseguiu espalmar. Perto do intervalo, porém, em lançamento para a área, Andrey Santos afastou, mas a bola voltou para a marca do pênalti. Jemerson escorou e Maurício Lemos finalizou no cantinho. Dessa vez não deu para Léo Jardim.
A segunda etapa se desenhou da mesma forma como terminou a primeira. Aos 10, Hyoran cobrou escanteio fechado, houve desvio e Puma conseguiu afastar de cabeça. Em outra oportunidade, Pavón fez ótima jogada, conduziu para o lado direito da área e, na hora do cruzamento rasteiro, Robson travou.
O Vasco reagiu no momento em que Jair lançou na medida para Pec, que de primeira escorou para Pedro Raul. Jemerson foi providencial e desviou para escanteio. Já perto dos 45 minutos, Hulk cobrou falta direto e Léo Jardim defendeu sem muitos problemas. O goleiro ainda fez uma defesaça após Everson lançar do meio de campo, Isaac escorar e Hulk chutar de primeira, na parte alta do gol.
No último lance do jogo, Patrick conseguiu recuperar a bola de Puma Rodríguez na linha de fundo, cruzou e Paulinho testou em direção às redes. Léo Jardim defendeu.
FICHA TÉCNICA
Atlético Mineiro 1 x 2 Vasco
Local: Estádio Mineirão (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Gols: Andrey Santos (VAS 05/1T), Gabriel Pec (VAS 10/1T) e Maurício Lemos (CAM 50/1T)
Cartões amarelos: Pavón (CAM 37/1T), Andrey Santos (VAS 05/2T), Saravia (CAM 06/2T), Pedro Raul (VAS 08/2T), Otávio (CAM 12/2T), Robson (VAS 18/2T), Zaracho (CAM 23/2T), Gabriel Pec (VAS 34/2T), Hulk (CAM 36/2T), Maurício Lemos (CAM 52/2T) e Rodrigo (VAS 52/2T)
Atlético Mineiro: Everson; Saravia (Mariano 10/2T), Maurício Lemos, Jemerson e Rubens (Patrick 26/2T); Otávio (Edenilson 37/2T), Zaracho e Hyoran (Pedrinho 26/2T); Pavón (Isaac 37/2T), Hulk e Paulinho.
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton (PV 34/2T); Rodrigo, Jair (Galarza 39/2T) e Andrey Santos (Cauan Barros 34/2T); Gabriel Pec (Figueiredo 34/2T), Pedro Raul e Alex Teixeira (Marlon Gomes 18/2T).