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Luz no fim do túnel

Desfile das escolas de samba do Grupo Especial negocia patrocínio de última hora com a Light

Verba auxiliará, inclusive, realização dos desfiles técnicos


Foto: Agência Brasil

A expectativa entre alguns dos principais colunistas de samba e Carnaval da cidade é de que até o final da semana seja anunciado o contrato de patrocínio para o desfile das escolas do Grupo Especial. Com isso, seria viabilizado, de quebra, o ensaio técnico no Sambódromo, uma das tradições recentes do Carnaval carioca. As direções das escolas estão de tal forma otimistas que já mandaram confeccionar as camisetas para os Ensaios Técnicos, sucesso de público nos últimos anos, mas que ano passado foram cancelados por causa do corte à metade na subvenção das escolas de samba, de R$ 26 milhões para R$ 13 milhões.

O patrocínio viria da Light, concessionária de luz e força no Rio e mais 22 cidades da Região Metropolitana e do Centro-Sul Fluminense. A empresa teria acertado inclusive os valores com a Liga Independente das Escolas de Samba, em cifras próximas às desembolsadas pelos patrocinadores anteriores, a rede de supermercados Guanabara e a empresa de telefonia Oi. O detalhe que falta é a inclusão do patrocínio nos programas de incentivo fiscal à Cultura no Estado do Rio. O acerto está longe de ser simples, mas está igualmente distante de tornar-se um obstáculo intransponível.

O governador Wilson Witzel encontrou uma situação crítica no caixa do Estado, e não desejaria abrir precedentes, num momento em que a Secretaria de Fazenda passa o pente-fino nos contratos dos governos de Sergio Cabral e Luiz Fernando Pezão. Por outro lado, Witzel tem o Turismo como uma das prioridades declaradas para a recuperação econômica do Estado e,consequentemente, do caixa do Tesouro Estadual. "O Turismo é o novo Pré-Sal," chegou a declarar o ex-juiz, numa referência aos bilionários recursos das reservas de petróleo da camada mais profunda da plataforma continental submarina, boa parte dela no litoral fluminense. 

O prefeito Marcelo Crivella ajudou na eleição de Witzel, mas não a ponto de interferir numa decisão como essa. O Carnaval é a data mais importante para a atração de visitantes, superando o Réveillon e mesmo eventos do peso da Copa e das Olimpíadas na cidade. Assim, como o valor do incentivo é na casa do milhão, compensa valorizar uma tradição capaz de levar a imagem do Rio para países do mundo inteiro e incentivar a atração de viajantes. Não por acaso, a combinação de um verão quente e sem chuva com a expectativa do Carnaval aumentaram a consulta no Google por hotéis no Rio de Janeiro, que ficou entre as dez mais na maior ferramenta de busca do planeta.

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