Estão abertas as inscrições para 660 vagas para os cursos gratuitos de Indústria 4.0, Programação Móvel, Indústria Avançada e Robótica nos Espaços da Juventude, da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). Os ambientes de inovação tecnológica já capacitaram 838 jovens de 15 a 29 anos. As aulas serão realizadas nas unidades do Estácio, Cidade de Deus e Vigário Geral, entre os meses de abril e maio, com turmas distribuídas entre os turnos da manhã, tarde e noite.
Para se inscrever nos cursos basta acessar as redes sociais da Secretaria da Juventude. As aulas serão realizadas entre segunda-feira (24/4) e 8 de maio. Os moradores da Cidade de Deus poderão se matricular em Indústria Avançada até segunda-feira (24/4). São 150 vagas, com aulas entre segunda-feira (24/4) e 5 de maio. Já no Estácio, as oportunidades são para Indústria 4.0 e Programação Móvel até segunda-feira (24/4), com aulas de segunda-feira até 25 de maio e segunda até 26 de maio, respectivamente.
Será possível participar dos cursos nos horários de 8h às 10h; 10h15h às 12h15; 13h30 às 15h30; 15h45 às 18h e 19 às 21h. Ao final da formação, todos receberão um certificado de conclusão. Salvino Oliveira, secretário de Juventude do Rio, é morador de Cidade de Deus e tem acompanhado de perto a chegada dos cursos dos Espaços da Juventude para os jovens de periferia e favela.
– Nós criamos os Espaços da Juventude para aproximar a Indústria 4.0 dos jovens que nem sonhavam em poder trabalhar com isso porque desconheciam ou acham que esse mercado não era para eles. O Espaço da Juventude é esse local de criação e inovação para estimular as habilidades, talentos, garantindo a profissionalização dos jovens, tirando muitos deles da desocupação total e oferecendo algo que poderá ser o começo de uma nova jornada. E, assim, continuamos gerando oportunidades e promovendo a transformação social da juventude carioca – destacou Salvino Oliveira.
Em Indústria Avançada, os alunos vão entender os conceitos e pilares desse campo do conhecimento e os caminhos para adaptação à nova realidade do mercado de trabalho. A partir da fabricação de um produto, será possível simular a inserção da inteligência e conectividade nos produtos industriais. As aulas de Robótica proporcionam aos estudantes uma imersão no mundo das células robotizadas colaborativas, com o objetivo de realizar a integração de robôs em rede com outros sistemas de automação. Tudo isso de forma sustentável. Nas aulas de Programação Móvel, os alunos estudarão sobre a Internet das Coisas, avaliando e percebendo a aplicação da conexão com a internet e a automação.
Desde que foram inaugurados, os Espaços da Juventude já abriram turmas para aulas de Design de Games, Impressão 3D, Operador de Drone, Robótica, Indústria Avançada e Programação Móvel. O Espaço da Juventude também oferece orientação para o mercado de trabalho, com professores qualificados e material didático exclusivo.
Fonte: Prefeitura do Rio