O projeto Praia Circular está chegando à orla carioca com o objetivo de incentivar a redução do consumo de plástico e o turismo sustentável na cidade. A ideia é engajar parceiros comerciais, inclusive quem trabalha nas areias, para que adotem boas práticas e novos modelos de negócios, com base na redução do uso e na substituição desse material. Também será ampliada a coleta desses resíduos, para correto encaminhamento à reciclagem.
O projeto piloto está em operação no Posto 4, na Praia de Copacabana. No local foi instalada uma máquina com gestão inteligente, que fornece água potável e gelada, para evitar que cariocas e turistas consumam o produto em garrafas plásticas descartáveis. Os usuários poderão encher seus utensílios com líquido de qualidade, certificado pelo Inmetro, pagando R$ 1 a cada 500ml.
A previsão é de que o projeto chegue em maio ao Posto 3. A duração das atividades será de um ano.
A Prefeitura está lançando o Praia Circular por meio da Riotur, via Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), uma iniciativa liderada pela União Europeia. O projeto tem ainda o apoio das secretarias da Casa Civil, de Meio Ambiente e Clima, Esportes e Ordem Pública.
A Riotur é responsável pela coordenação das ações em toda a rede de empresas privadas do entorno, como hotéis, restaurantes, quiosques e barracas, além de prestadores de serviços, como instrutores esportivos. Durante a vigência do projeto, todos os envolvidos terão que fornecer copos sustentáveis e apoio educacional aos usuários das praias. Além disso, haverá análise das areias em parceria com a Fundação Getulio Vargas.
Fonte: Prefeitura do Rio