TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Polícia derruba muro construído pelo tráfico no Chapéu Mangueira

O paredão foi construído na localidade conhecida como Escadaria e serviria para proteger os bandidos.

Por Mario Hugo Monken em 31/01/2019 às 13:48:21

Moradores do Morro Chapéu Mangueira convivem com guerra entre facções. Foto: Reprodução

Um dos poucos redutos da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) na região, junto com o vizinho Morro da Babilônia, o Chapéu Mangueira vive em guerra com bandidos do Comando Vermelho (CV).

Guerra no Leme

O Disque-Denúncia divulgou no ano passado um cartaz com recompensa de R$ 1 mil reais por informações que ajudassem na prisão de Leonardo Serpa de Jesus, o "Léo Marrinha", de 41 anos; Leandro Braz Rodrigues, o "Léo do Dique", de 38 anos - atualmente, no tráfico de drogas na região do Pavão e Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana; e Paulo Roberto da Silva Taveira, o "Cara Preta", de 34 anos - do Chapéu Mangueira.

Eles seriam os responsáveis pela guerra travada no Leme. Léo Marrinha e Léo Dique são ligados ao CV e Cara Preta, ao TCP.

De acordo com investigações da Polícia Civil, a guerra entre os dois grupos se acirrou em fevereiro do ano passado, quando traficantes comandados por Cara Preta, chefe do tráfico do Chapéu Mangueira, expandiu seu domínio para a Babilônia, coordenada pelo CV.

Assim que saiu da prisão, Cara Preta tentava controlar o tráfico de drogas nas duas favelas. Dados da inteligência da Polícia Civil apontam que ele só teria conseguido em fevereiro, após comprar mais armas com os assaltos realizados. Desde então, tiroteios são frequentes na região.

Traficantes do CV expulsos da comunidade conseguiram, em parte, retomar seus pontos de drogas na Babilônia, liderados por Léo Marrinha e Léo do Dique. A tentativa de retomada do CV teria contado com bandidos de todas as comunidades da Zona Sul.

Na invasão, o CV teria reunido cerca de 30 homens com fuzis.

O Terceiro Comando chegou a pedir reforço de favelas do Centro do Rio, principalmente a do Morro do São Carlos, no Estácio.

Para não perderem seus pontos de drogas, traficantes do Chapéu Mangueira recebem apoio de outros bandidos, principalmente do Complexo da Maré. Eles retomaram a Babilônia de volta.

Contra os responsáveis por essa guerra entre facções, há mandados de prisão expedidos pela Justiça.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.