TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rejeitos da mineração de ferro de Brumadinho causam danos para a saúde

Foram analisadas 44 amostras da água de rios da região atingida

Por Jorge Chaves em 31/01/2019 às 14:24:39

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informou que as equipes já realizaram coleta de 44 amostras de água de rios localizados na região atingida pela Barragem da vale, em Brumadinho/MG. O objetivo é, a partir de uma análise mais detalhada, entender o conteúdo e identificar o que pode representar risco de intoxicação. Dessa forma, será possível atuar de maneira estratégica na prevenção de possíveis complicações no futuro.

"Essa lama na pele pode ser absorvida pelo sangue. Normalmente, as pessoas que estão trabalhando no salvamento precisam fazer uso de roupas apropriadas, porque todo cuidado é pouco", explica o professor de medicina  Apolo Heringer Lisboa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

São diversos os riscos de longo prazo para a saúde das pessoas que tiveram contato com a lama, como o pessoal de apoio, a comunidade local ou mesmo aqueles que foram atingidos pela lama e conseguiram escapar. "Essas pessoas precisam de acompanhamento e de ficarem alertas para problemas futuros", diz Heringer, complementando: "o trauma maior é o psicológico, pois foi algo muito sério, uma tragédia que provocou medo nas pessoas. Os moradores ficarão perturbados durante muito tempo". 

Segundo a SES-MG "estão sendo verificadas as condições dos alimentos que chegam à população afetada. Cuidado especial está sendo tomado em relação à água utilizada, em sua maioria mineral, até que todas as medidas de vigilância sejam adotadas".

Abaixo, orientações e medidas que devem ser providenciadas:

- Não consumir alimentos que tenham tido contato com a lama, incluindo alimentos embalados, enlatados ou alimentos perecíveis (como frutas, legumes e verduras);

- Evitar contato com a água do Rio Paraopeba atingido pela lama, tanto para consumo (ingestão, preparação de alimentos, higiene) ou para recreação.

- Ressaltamos que água tratada pela COPASA, não apresenta risco para saúde humana. Mais detalhes em: www.copasa.mg.gov.br;

- Se você teve contato com a água, lama ou alimentos contaminados e apresentar os seguintes sintomas: vômitos, coceira, tonteira, diarreia, procure a unidade de saúde mais próxima e informe à equipe de saúde sobre o contato.

Saiba mais em: 

http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/10849-ses-mg-ministerio-da-saude-e-secretaria-municipal-de-saude-de-brumadinho-realizam-reuniao-para-definicao-de-acoes-prioritarias

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.