A Polícia Militar realiza na tarde desta quinta-feira (31) uma operação no Morro do Urubu, em Pilares, na Zona Norte do Rio, com o auxílio de um veículo blindado. A ação ocorre após denúncias de que, na última noite, traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) teriam assumido o controle do morro após um acordo feito com integrantes da quadrilha de Messias Teixeira, o Feio, antigo chefe da favela, e que está preso.
A favela, que era dominada pela Amigos dos Amigos (ADA), foi invadida e tomada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). A ADA, no entanto, retomou a comunidade no final do ano mas a abandonou.
Há informações de que o CV enviou para o Urubu reforços vindos do Complexo da Penha e que o TCP está com um grupo no Morro da Primavera, em Cavalcanti, para tentar um ataque. A facção planeja entregar o comando do morro para o traficante Fabiano Atanázio da Silva, o FB, que está preso, mas é cria do Urubu e já liderou a venda de drogas na favela.
A PM pede que a população contribua com informações que levem à prisão de criminosos e apreensão de armas e de drogas. A corporação pede que sejam feitas denúncias ao twitter do Disque-Denúncia @DDalertaRio.
Até o momento, não há informações sobre resultados práticos nesta operação no Urubu