A lista dos proponentes selecionados na convocatória "Mostra Cine+ de Curtas" foi divulgada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) nesta quarta-feira (26). As 50 obras escolhidas, todas contempladas nos editais do Governo do Estado, serão exibidas nos novos complexos audiovisuais construídos no interior do Rio de Janeiro, nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.
- A união do Cine+, com as novas salas de audiovisual no interior fluminense, e a convocatória voltada para os culturais culturais do nosso estado reforçou o caminho importante de democratização da sétima arte que estamos trilhando. O nosso objetivo é seguir ampliando o acesso à cultura em todas as regiões - afirmou a secretária do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
O projeto Cine+, realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e Sececrj, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realizou neste mês a entrega das quatro primeiras salas de cinema e, em maio, a última , em Paraty, será inaugurada. Todos os filmes escolhidos na convocatória reservados parte da programação dos novos espaços a partir do próximo mês.
- Desde 2021, quando a Lei Aldir Blanc foi executada, tínhamos um volume expressivo de obras audiovisuais produzidas por todo o estado. Viabilizar a exibição dessas obras, e ainda, pelo interior do estado, é um ato de democratização do acesso à cultura, que pode inclusive ser considerada uma forma de prestação de contas à sociedade sobre o investimento na cultura criativa do nosso estado - explica o superintendente de Audiovisual, Raphael Moreira.
O resultado pode ser conferido no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/CINE.xlsx
Sobre o Cine+
O programa consiste em democratizar a arte a partir da implantação de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. Além da exibição de filmes, funcionarão como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.
Todas as salas do programa promoverão pelo menos 1.500 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 100 jovens, com lotação máxima de 20 alunos por cidade. Após o ciclo formativo, vai ser selecionado, nessas turmas, parte da equipe que vai atuar nos novos cinemas, em regime de jovem aprendiz.
As exibições de filmes, assim como todas as outras atividades da Rede Cine+, são gratuitas. Mais informações no perfil do projeto no instagram: @redecinemais