Amanhã, quarta-feira (03), a cidade de Niterói vai sediar a 1ª edição do Festival Tecnicolor de Música e Poesia LGBTQIA+. O evento traz a diversidade e a representatividade como temáticas principais. Porr isso, os protagonistas serão artistas que estão se destacando na atual cena independente, apresentando os seus discursos de forma artística, tanto na palavra cantada quanto na poesia falada, uma forma poderosa de contar suas vivências e histórias através da arte. Alguns nomes confirmados são Tom Grito Onijá, Taís Feijão, Katia Dami, Gênesis, Doce Delix e Guira Una, entre muitos outros.
“O evento é uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam se inteirar sobre os temas que perpassam essa população e também para as pessoas se verem representadas, através de artistas participantes do festival”, explica Gabriel Alyrio, um dos idealizadores do projeto.
Para tornar a iniciativa acessível, os ingressos serão vendidos a preços populares para o grande público (R$ 10). Já as pessoas trans, travestis e negras terão entrada gratuita, o que ampliará a democratização e o acesso ao Festival. O valor arrecadado com a venda de ingressos será doado ao Grupo Diversidade Niterói para a compra de cestas básicas destinadas a pessoas trans e travestis em situação de vulnerabilidade social.
Bruna Benevides, ativista pelo direito das pessoas trans e travestis, reforça o quanto a arte pode ser utilizada como uma ferramenta de transformação e combate ao preconceito. “Iniciativas como esta são extremamente importantes, principalmente no que diz respeito a valorização da arte e cultura LGBTQIA+, que ao longo da história tem produzido muita potência e diversas contribuições que transcendem a própria pauta da cultura. Então, ter incentivos governamentais de valorização e fortalecimento dessas iniciativas é fundamental para que produtores, artistas e toda a comunidade se sintam valorizados, mas acima de tudo, que tenhamos a garantia de espaços que sejam acolhedores para as nossas existências, as nossas produções e que sejamos compreendidos como parte importante da cultura do Brasil, da sociedade e produtoras daquilo que pode vir a contribuir da desconstrução de tudo aquilo que muitas vezes coloca a comunidade LGBTQIA+ como um problema”.
“Niterói foi pioneira ao receber o 1º Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT, em 2014, no qual autoridades locais destacaram a importância da arte no combate à homofobia e no aumento da visibilidade LGBTQIA+. Esse encontro corrobora com a importância do Festival Tecnicolor para a cidade, trazendo a arte e o discurso feitos por pessoas LGBTQIA+ e a diversidade”, finaliza Gabriel.
Serviço
Festival Tecnicolor de Música e Poesia LGBTQIA+
Data: 3 de maio
Horário: 18h
Local: Teatro UFF (Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói)
Valor: R$ 10 (Ingressos Gratuitos para pessoas negras, trans e travestis devem ser retirados diretamente na bilheteria do teatro).
Para informações sobre compra de ingresso é só acessar o link https://linktr.ee/festivaltecnicolor