Uma intervenção urbana que atravessa e é atravessada pela rua: assim é o espetáculo Debandada, que estreia na terça-feira, dia 9 de maio, segue até dia 31 com apresentações em diversos locais da cidade do Rio de Janeiro. Debandada é um movimento no qual seis artistas dançarinos com suas potencialidades e diferenças, passam, arrastam, sustentam, rabiscam e ocupam os espaços urbanos. É nesse pique que o DeBonde convida para participar dessa performance.
De acordo com o coletivo, formado por Amanda Gouveia, Dandara Patroclo, Luana Bezerra, Salasar Junior, Tais Almeida e Wagner Cria, o DeBonde surge da necessidade de se juntar, de aproximar a dança do público, dando visibilidade e mais acesso à arte aos territórios de origem. “A Debandada já acontece desde o momento que é aprovada neste edital. A gente carrega um bonde de profissionais da arte de diversas periferias do Rio de Janeiro e percebemos isso como uma debandada também, um fortalecimento de uma rede”, afirma.
"É importante para nós nomear os profissionais que estão conosco, dar voz. E que nós estamos nesse lugar também de idealizadores e pensadores do projeto”, completam.
Kirce Lima, diretora de produção da Debandada, ressalta que o espetáculo Debandada dialoga com a missão de estar conectado, de estar sempre falando com o povo, com as pessoas periféricas.
“Para se ter um projeto que tem uma intervenção urbana dentro do seu cotidiano, que é tão corrido, tão pesado, às vezes você se depara com uma performance que pode, naquele momento te levar para outro lugar, te trazer uma reflexão, um sentimento, isso conecta cada vez mais a produtora Elabore com os artistas e proponentes”, analisa.
"A gente entende que quanto mais projetos com esse perfil, melhor. Com essas propostas com relevância cultural, que tem como objetivo o povo, que tem a linguagem popular, de falar com o público, com a massa”, conclui.
Os espaços urbanos utilizados como plataformas para apresentações e oficinas foram pensados para contemplar a essência do espetáculo como um todo. “Ganhamos as ruas para resgatar esse grande palco que é nosso, dar outros significados e corporificar memórias de nossos corpos afrodiaspóricos, ou seja, em trânsito, em constante deslocamento. Percebemos também a urgência de nos colocarmos em novos modos de fazer, produzir e ocupar a arte na cidade do Rio de Janeiro”, comenta Dandara Patroclo.
"A gente não quer fazer uma dança que as pessoas não alcancem, almejamos que os passantes/públicos percebam que a dança faz parte delas, que todo mundo dança”, finaliza.
O espetáculo Debandada é contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca (Foca), por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, que é um apoio financeiro a projetos culturais a serem realizados na cidade do Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
ESPETÁCULO DEBANDADA
Data: 09/05 - 16h
Calçadão da Penha
Local: Penha – (Largo Da Penha)
Endereço: Rua Dos Romeiros e Av Brás De Pina
10/05 - 12h
Local: Praça da Harmonia
R. do Propósito, 231 - Gamboa, Rio de Janeiro - RJ, 20220-530
23/05 - 16h
Local: Campo Grande – Rodoviária
endereço: Rua Aurélio de Figueiredo, 15, Campo Grande, Rio de Janeiro
30/05 – 15h30h
Local: Lona Cultural Da Maré
Endereço: R. Evanildo Alves, s/nº - Maré, Rio de Janeiro
OFICINAS
CENTRO
Local: Muhcab
10/05 - 15H
R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa, RJ.
PENHA
17/05 - 13h
Local: E.M CONDE DE AGROLONGO
Parque Ari Barroso - Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n - Penha Circular,
CAMPO GRANDE
Local: CAMPO
24/05 - 14h ás 16h
Rua: Camanducaia, n°430 Campo Grande - RJ
Com: Intérprete de Libras
COMPLEXO DA MARÉ
Local: LONA MARÉ
31/05 - 11h
R. Evanildo Alves, s/nº - Maré