O Vasco venceu o Fluminense por 1 a 0, neste sábado (2), gol de Yago Pikachu, numa cobrança de pênalti, aos 25 minutos do primeiro tempo. O cruzmaltino manteve os 100% de aproveitamento na Taça Guanabara e a liderança da grupo B, com 15 pontos. O Tricolor também manteve o segundo lugar, apesar da derrota, com a mesma pontuação do Volta Redonda, 10 pontos, mas superior no saldo de gols.
Os dois times estão nas semifinais da competição. Porém, antes, irão estrear na Copa do Brasil. O Fluminense na terça-feira (5), 21h30, contra o River-PI e o Vasco, na quarta-feira (6), enfrentando o Juazeirense. Por isso as equipes permanecem em Brasília após o clássico e seguem para seus respectivos compromissos antes do retorno ao Rio de Janeiro.
Pikachu marca de pênalti e Vasco sai na frente
O Vasco abriu o placar com um gol de pênalti em cobrança de Yago Pikachu, aos 25 minutos do primeiro tempo. A penalidade foi marcada porque a bola cruzada por Cáceres pegou no braço do zagueiro tricolor Nathan. Na cobrança o meia vascaíno, agora com dois gols na competição, deixou o goleiro Rodolfo cair para a esquerda e chutou no centro.
O Fluminense ficou com a parte mais castigada do campo, no estádio Mané Garrincha, que estava em péssimas condições. Mesmo assim teve mais posse de bola e chances de marcar. Sendo que o mandante foi superior na vontade e na intensidade, por isso saiu na frente.
Três jogadores saíram amarelados na etapa inicial: o próprio Pikachu, pelo Vasco; Bruno Silva e Luciano, este por reclamação, pelo Fluminense. E ainda por cima, na ida para o vestiário, o vascaíno Castan e o tricolor Luciano tiveram uma rápida discussão.
Fluminense não consegue empatar mesmo sufocando no ataque
O Gigante da Colina voltou igual do intervalo, enquanto o Time de Guerreiros substituiu o lateral Ezequiel pelo atacante Marcos Calazans. Mas aos 16 minutos da etapa final, saiu o autor do gol para entrada Yan Sasse.
O Fluminense continuou em busca do empate e, no ímpeto de chegar, Everaldo reclamou de falta não marcada e foi punido com cartão amarelo. A torcida vascaína pediu Maxi López.
Maxi entrou no lugar de Ribamar ao 21 minutos, fazendo sua estreia na temporada. E aos 29, o Fluminense colocou mais um atacante. O jovem Marcos Paulo substituiu o volante Bruno Silva. Aos 33, meia por meia no tricolor. Sai Daniel e entra Mateus Gonçalves.
Entretanto, foi Luciano que chegou mais ao ataque, acertou até o travessão e o Fluminense tentou, mas sem organização ideal, não conseguiu empatar. Saiu da capital federal levando na bagagem sua primeira derrota.
FICHA TÉCNICA
Vasco 1 x 0 Fluminense
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília
Gol: Yago Pikachu (25/1T)
Cartão Amarelo: Yago Pikachu e Maxi Lopez (Vasco); Bruno Silva, Luciano e Everaldo (Fluminense)
Vasco: Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Lucas Mineiro, Raul e Thiago Galhardo; Yago Pikachu (Yan Sasse), Marrony e Ribamar (Maxi López). Técnico: Alberto Valentim
Fluminense: Rodolfo; Ezequiel (Calazans), Nathan, Matheus Ferraz e Mascarenhas; Caio Henrique, Bruno Silva e Daniel (Mateus Gonçalves); Everaldo, Luciano e Yony González Técnico: Fernando Diniz