TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Doutores com teses recentes debatem o Novo Ensino Médio

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação subsidia consulta pública do MEC sobre ajustes no modelo

Por Portal Eu, Rio! em 15/05/2023 às 09:07:16

Preparação para o ENEM é uma das principais preocupações nas audiências públicas sobre o Novo Ensino Médio. Foto: Agência Brasil

Na próxima terça-feira, 16 de maio, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), promoverá o segundo encontro da série de Seminários ANPEd, com o tema "Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública". O objetivo é subsidiar a consulta pública do Ministério da Educação (MEC) para aperfeiçoamento no Novo Ensino Médio. O evento acontecerá de forma presencial na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo pelo canal da Associação e com retransmissão pelo canal do MEC no YouTube.

A iniciativa tem como intuito fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema.

O encontro ocorrerá a partir das 14h (horário de Brasília), no Auditório Eny Caldeira da UFPR, Campus Rebouças. Participarão do seminário: Filomena Gossler (Instituto Federal Catarinense); Lauro Rafael Cruz (doutorando UFPR); Monica Ribeiro (UFPR); e Roberto Rafael Dias da Silva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A mediação será realizada por Angela Scalabrin Coutinho, da ANPEd.

A abertura contará com a presença da presidente da Associação, Geovana Lunardi, do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do MEC, Alexsandro Santos, e da direção do setor de Educação da UFPR, Elisangela Scaff.

Formato – cada seminário terá duração de até duas horas. O formato de trazer dois pesquisadores seniores e recém-doutores com tese sobre ensino médio se repetirá nos demais encontros, tendo o MEC como observador. Ao todo, serão realizados cinco seminários, nos meses de maio e junho, um em cada região do País. O primeiro foi na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista (BA). Os próximos seminários serão realizados em Manaus (26 de maio), no Rio de Janeiro (2 de junho); e em Brasília (6 de junho).

Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023 e deve ocorrer até 6 de junho, podendo ser prorrogada, se necessário. O objetivo é consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.

A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line e grupos focais com estudantes, professores e gestores; oficinas de pesquisas regionais, pesquisa presencial representativa, revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE. A programação completa está disponível na página da consulta pública, no portal do MEC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da ANPEd

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.