A chuva forte que cai na noite desta segunda-feira (03) em diversos pontos do Rio tem causado transtorno na volta para casa. No bairro do Barreto, Zona Norte de Niterói, as ruas Beijamin Constant e General Castrioto, principais vias da região ficaram alagadas, fazendo com que os veículos voltassem na contramão.
Nos pontos de ônibus, várias pessoas se amontoaram esperando o volume da água baixar. Uma família que voltava de uma festa de aniversário de Uber teve que buscar abrigo em um desses locais, pois o motorista não conseguia seguir em frente. "Se a gente tivesse saído dez minutos antes, não teríamos pego essa chuva toda", afirmou Jorge Silva, que com os pais e a irmã esperavam a chuva passar para voltar para casa na Engenhoca.
No Fonseca, também na zona norte, a Alameda São Boaventura teve o rio que corta a via transbordado. Não há distinção entre o que era rua, calçada, rio ou baia dos ônibus. Latas de lixo desciam a correnteza causada pelas fortes chuvas. Moradores subiram nos bancos dos abrigos dos ônibus para se protegerem do temporal. Veículos tiveram dificuldades para percorrer a via.
Mais cedo a Prefeitura de Niterói já tinha divulgado uma nota em suas redes sociais sobre a possibilidade de chuva forte.
Confira:
Devido a a previsão de novas pancadas de chuva, de moderadas a fortes, com rajadas de vento e raios, para este fim de tarde e principalmente para o período da noite/madrugada, Niterói permanece em estágio de Atenção. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três. Em casos assim, é importante que cada cidadão cuide do seu lixo com muito cuidado e consciente de que o descarte inadequado pode colaborar para possíveis inundações. O ideal e, recomendado pela Companhia de Limpeza, é que caso haja alerta de temporal, o lixo seja colocado na rua apenas próximo ao horário da coleta.
O objetivo é tentar evitar que os resíduos sejam levados pela chuva, obstruindo os bueiros da cidade. Para ficar por dentro da previsão do tempo, você pode baixar o aplicativo ALERTA DCNIT, da Defesa Civil, que emite alertas de emergências e a previsão do tempo. Para baixar o Alerta DCNIT, basta acessar sua loja de aplicativos e selecionar o programa. Utilize esse canal de comunicação direto para planejar sua rotina e colaborar com uma cidade sempre melhor. Estamos, através de equipes dos mais variados setores, atuando em todas as frentes para minimizar os impactos do grande volume de chuva. E não esqueça: em casos de necessidade, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 2620-0199 ou 199.
Em atualização