TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Pacientes esperam até quatro horas por atendimento na UPA de Rocha Miranda

Rio Saúde nega que a unidade estivesse atendendo com apenas um médico

Por Jonas Feliciano em 05/02/2019 às 19:12:44

Pacientes relataram que muita gente ficou nos corredores sem expectativa de uma melhora na assistência. Foto: Jorge Heli

A UPA de Rocha Miranda, Zona Norte carioca, parece que também está sofrendo com problemas de profissionais de saúde. Nesta terça-feira  (5), de acordo com muitos pacientes, apenas um médico ficou no atendimento ao público. Por conta disso, o tempo de espera se estendeu para, no mínimo, duas horas.

Os pacientes também relatam que ao chegar ao local são orientados para procurar outra unidade de saúde pelo próprio segurança. Enquanto isso, há muita gente nos corredores sem expectativa de uma melhora na assistência.

O camelô Alexandre Silva, 47, informou que quando chegou na UPA foi avisado pelo guarda que esperaria de quatro a seis horas para ser atendido.

"O que nos deixam indignados é a demora e a falta de respeito com o cidadão. Aqui tem crianças e idosos, muita gente chorando e passando mal no corredor. Realmente, um absurdo a saúde pública do Rio. As autoridades podiam dar mais atenção para o povo. Nós estamos sofrendo e pedindo socorro, literalmente", lamentou.

Vale destacar que a administração da UPA de Rocha Miranda é realizada pela empresa pública Rio Saúde. Desde 2014, a Rio Saúde está cuidando da gestão de unidades de emergência e afirma que monitora o tempo de espera pela consulta por meio de aplicativos móveis há dois anos.

Segundo a instituição, os coordenadores monitoram os dados continuamente para conseguirem intervir quando necessário. Eles acreditam que essas informações podem ser úteis para os usuários.

A administração acrescenta que o acompanhamento do desempenho das unidades pode reduzir a espera pela consulta em até 50%. De acordo com a Rio Saúde, na UPA Rocha Miranda, por exemplo, o tempo caiu de 1h20 em maio de 2015 para 33 minutos, apesar do aumento de 13% no número de pacientes por mês.

Em nota ao portal Eu,Rio!, a Rio Saúde negou que hoje a UPA de Rocha Miranda estivesse atendendo com apenas um médico no dia de hoje.

"A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rocha Miranda informa que opera  hoje, dia 5, com 3 médicos clínicos e 2 pediatras na assistência à população. A unidade é responsável pela maioria dos casos de urgência e emergência da região e realiza, em média, 500 a 600 atendimentos diariamente. 

O tempo médio de espera pela consulta é de até 2h30, mas é importante esclarecer que o paciente é atendido de acordo com a gravidade do caso e não pela ordem de chegada. Casos de maior gravidade classificados como vermelho e laranja têm  atendimento imediato.Todos os pacientes são avaliados e apenas os casos que não se encaixam no perfil de urgência e emergência são redirecionados para outras unidades de Atenção Básica."





POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.