TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Exposição "Um Defeito de Cor", na Praça Mauá, é prorrogada

O Museu de Arte do Rio prolongou a visitação até o dia 27 de agosto

Por Portal Eu, Rio! em 24/05/2023 às 10:00:00

Ao todo, são 400 obras de artes entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de cem artistas. Foto: Divulgação

Com mais de 90 mil visitantes (de setembro/22 a maio/23) no Museu de Arte do Rio (MAR), a exposição Um defeito de cor, uma interpretação do livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves, foi prorrogada e permanece em cartaz até o dia 27 de agosto. A despedida seria neste domingo (28), mas o MAR, que integra a rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, decidiu pela prorrogação. A visitação ocorre de terça a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h), tem ingresso a R$ 20 e entrada livre para todas as idades.

Uma revisão historiográfica da escravidão abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX. O livro de Ana Maria Gonçalves conta a saga de uma mulher africana, chamada Kehinde, que, no Brasil, precisa lutar por sua liberdade e reconstruir sua vida.

Esse recorte da obra, feito pelos curadores Amanda Bonan, Marcelo Campos e pela própria autora, aborda anos da história do Brasil e do continente africano. Ao todo, são 400 obras de artes entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de cem artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras, principalmente mulheres. Além disso, reúne inéditas de Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê, Goya Lopes, produzidas especialmente para homenagear a publicação.

Dividida em dez núcleos, que se espelham nos dez capítulos do livro, a mostra fala de revoltas negras, empreendedorismo, protagonismo feminino, culto aos ancestrais, África Contemporânea, entre outros temas. Em 2023, a obra completa 17 anos, considerada um clássico da literatura afrofeminista brasileira, vencedora do importante prêmio literário Casa de las Américas, em 2007.

Serviço:

Museu de Arte do Rio (MAR)
Praça Mauá 5, Centro
Exposição Um Defeito de Cor, uma interpretação do livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves
Ter a dom, das 11h às 18h (última entrada às 17h). Até 27/8. R$ 20. Livre.




POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.