TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Serviço de Prevenção ao suicídio tem ligação gratuita em todo país

Como vai você? Você precisa conversar? Queremos te ajudar

Por Débora Branquinho em 02/07/2018 às 11:18:21

A linha 188 que realiza apoio emocional e funciona como prevenção ao suicídio se tornou gratuita em todo país. (CVV)

A prevenção ao suicídio ganhou um importante aliado. Agora, ligações para 188 são gratuitas em todo país. São aproximadamente 11 mil mortes por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O atendimento preserva o anonimato e está disponível 24h por dia. Além de combater o suicídio, o 188 dá apoio emocional a pessoas que precisam de ajuda.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também realiza atendimento por email e chat 24 horas, preservando o anonimato. O projeto é fruto de um convênio com o Ministério da Saúde.

O suicídio é um grave problema de saúde pública que envolve questões socioculturais, históricas, psicossociais e ambientais. Estima-se que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo e é a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, esse número chega a 11 mil por ano, em média, segundo o Ministério da Saúde. É a terceira maior causa entre homens de 15 a 29 anos e a oitava entre mulheres da mesma idade.

Um dos grandes mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria vida não avisa, não fala sobre isso. Entretanto, sabemos que isso não é verdade e que devemos considerar seriamente todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em suicídio.

Falar sobre o assunto e identificar os sinais de alerta é a melhor forma de prevenir o suicídio. Ofereça ajuda. Segundo o CVV, um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. "Se há uma desconfiança, é importante que se converse diretamente com a pessoa que está sofrendo. Procurar saber como a pessoa está, o que tem feito ultimamente, como está se sentindo. O foco da conversa deve ser o outro, portanto, não é recomendável: falar muito sobre si mesmo, oferecer soluções simples para os problemas que a pessoa relatar e desmerecer o que ela sente".

O CVV assegura que falar é a melhor solução. "A primeira razão é a quebra de tabus e o enfrentamento do problema. O suicídio é uma questão de saúde pública, que leva 32 brasileiros por dia, mais do que o HIV ou muitos tipos de câncer, por exemplo".

Segundo aponta a OMS, é possível prevenir o suicídio em 90% dos casos.

Busque ajuda!

- Serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

- Emergência Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Socorro, Hospitais.

- Centro de Valorização da Vida (CVV) 188 (ligação gratuita) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail .

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.