“A minha mãe falou que o mar se encheu de flor e era pra eu me banhar/ Odociá/ oba/ oya/ vem ver o mar”. Assim começa “Odociá” canção autoral de Maíra Rodrigues, Marcus Teixeira e Roberto Menescal . A música ganhou um clipe, que já esrá nas plataformas digitais.
A canção, que é um ijexá, é parte do álbum “Juntos” de Maíra, Marcus e Roberto Menescal, que foi lançado em junho de 2022, ou seja, há um ano. Ela é uma autobiografia da cantora, que faz homenagem à família, fala dos orixás e da umbanda que a acompanha desde pequena, exaltando a força de Iemanjá.
“Quando compusemos a música, pensamos em abordar a energia feminina, que vem desde a natureza, o mar, as mulheres e as orixás femininas", diz Maíra. “Minha inspiração vem também de Clara Nunes, a primeira cantora que escutei na vida e minha grande referência” completa.
O clipe foi gravado de forma colaborativa. Maíra convidou mulheres para dançarem o ijexá e elas enviaram seus vídeos, que compõem o clipe. Essas mulheres estão em diferentes partes do Brasil e também fora do país. Simbolicamente, representam a homenagem que a cantora traz com sua música: a força feminina que vem desde a natureza até as mulheres.
O arranjo da música é assinado por Marcus Teixeira, o arranjo vocal pelo músico e arranjador Pedro Dias e gravado pela jovem e grande cantora baiana Luiza Britto.
A faixa traz a participação ainda do pianista Felipe Silveira, de Osmário Marinho e do próprio Roberto Menescal, no solo de guitarra.
Foi durante a pandemia que Menescal fez o convite à Maíra e Marcus para gravarem juntos algumas gravações de canções do compositor, que foi um dos fundadores da Bossa Nova, como “Jardim Secreto” e “Abraço Vazio”. Daí surgiu a oportunidade de gravar o álbum “Juntos”, inédito e autoral, que conta com a participação de Fátima Guedes, grande compositora e cantora e de Carol Naine.