Com o objetivo de sensibilizar moradores de Duque de Caxias para as questões ambientais, o Projeto EDUC Fase II, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá uma série de atividades no dia 07 de junho. A ação, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, ocorrerá das 14h às 16h, na Praça Carmem Domingos Pinto, em Campos Elíseos. Além de atrações para todas as idades, o público contará com serviços de saúde e feira de adoção de animais.
Para os pequenos, a oficina ‘Bicho e lixo’ promete proporcionar bastante diversão, unida ao aprendizado sobre os impactos dos resíduos nos ambientes. Nessa atividade, as crianças participarão de uma simulação onde farão a separação de resíduos plásticos da “areia da praia”, aprendendo sobre a importância da conservação do bioma marinho.
Outra atração será a atividade ‘O mundo invisível de Duque de Caxias’, na qual será possível visualizar, por meio de um microscópio, substâncias e microorganismos presentes na região. Além disso, jogos, brincadeiras e exibição de aparatos científicos garantirão a animação da tarde, com muito conhecimento e interatividade.
Já os adultos poderão aproveitar também para cuidar da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente realizando testes de glicemia e aferimento de pressão arterial.
E, por fim, toda a família poderá adquirir itens no Bazar Verde, tais como roupas, calçados e brinquedos usados. Para “comprar” esses produtos, basta levar dez unidades de materiais plásticos recicláveis — embalagens de shampoo, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros — para trocar por uma cédula da moeda verde EDUCoin na “casa de câmbio” montada no evento.
“O trabalho da educação ambiental deve ser incansável, porque o Dia do Meio Ambiente ‘só é todo dia’ para quem pode acessar certas informações, e assim, construir essa consciência e valores. Por ora, precisamos estar nas praças, nas escolas, e em todo espaço em que nos for possível, convidando as pessoas a pensarem sobre a vida que desejamos para nós e para todo o planeta”, destaca a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto EDUC Fase II, Helensandra Costa.
Os adolescentes do Ecoclube UNIJADC e jovens do Coletivo de Agentes Ambientais Comunitários, do Projeto EDUC Fase II, também estarão presentes para contabilizar e gerenciar o material reciclável arrecadado no Bazar Verde. Eles também aplicarão um questionário, que tem por objetivo identificar a percepção dos moradores em relação à coleta seletiva.
“O projeto EDUC Fase II desperta nos moradores a consciência de preservação, a cidadania e o trabalho em grupo. As pessoas passam a entender que precisam cuidar do seu meio, preservar e que o futuro depende do equilíbrio. Mudar hábitos, transformar e o exemplo arrasta”, define o coordenador geral do Projeto, Flávio Rabelo.
Para encerrar a tarde ambiental ainda com muita alegria e boas ações, os participantes poderão adotar uma animalzinho na Feira de Adoção Responsável, instalada no evento pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias.
Serviço
Comemoração da Semana do Meio Ambiente - Projeto EDUC Fase II
Data: 07/06/23
Horário: 14h às 16h
Local: Praça Carmem Domingos Pinto, Campos Elíseos – Duque de Caxias - RJ
Classifição: livre
Entrada: gratuita
Projeto EDUC Fase II
O Projeto EDUC Fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.
Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, foi produzido também um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.
Também estão ocorrendo ações integradas, como as oficinas para lideranças comunitárias, visando preparar os participantes para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos.