No último lance do jogo, aos 49 minutos, o atacante Erik marcou um golaço e o Botafogo venceu o Defensa y Justicia por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, pela Copa Sul-Americana. O jogo foi marcado pela forte chuva que trouxe consequências ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira.
A chuva e o vento atrapalharam a movimentação do jogo. Organizado taticamente, o Botafogo começou jogando com duas linhas de quatro e a dupla Erik/Kieza no ataque. Já o Defensa procura jogar nos erros da equipe alvinegra.
O time argentino ensaia uma reação aos 22 minutos. Castro avança e toca para Rius, que sofre falta de Jean. A bola sobra para Fernández que chuta sem perigo para Gatito.
O Botafogo responde aos 27, com tabela entre Alex Santana e Pimpão, que chuta forte por cima. Dois minutos depois, Alex Santana puxa o contra-ataque e estica para Marcinho que chuta para defesa de Unsain.
A equipe alvinegra faz pressão na intermediária do time argentino aos 37 minutos. Luiz Fernando toca para Erik, que avança e cruza. Kieza se antecipa a Alex Santana, que estava melhor colocado para chutar, se atrapalha, coloca a mão na bola e perde a jogada.
O jogo começa equilibrado no segundo tempo, com as equipes buscando o ataque em velocidade. O campo pesado dificulta a movimentação da equipe alvinegra, facilitando o trabalho do time argentino.
Aos 22 minutos, Pimpão rouba bola, avança, mas cruza mal para Kieza, que chuta em cima da zaga. O time argentino tenta reagir um minuto depois: Fernández avança pela esquerda, ganha de Jean na corrida e chuta forte para grande defesa de Gatito.
O nível do jogo cai muito, apesar da chuva ter dado uma trégua e do esforço dos jogadores em buscar o ataque. Aos 38, Gustavo Ferrareis investe pela esquerda, entra em diagonal, mas chuta em cima da zaga.
Já tinha torcedor até indo embora quando, aos 49 minutos, no último lance do jogo, Gatito cobra tiro de meta, Ferrareis ganha no alto, Erik dribla Barboza para marcar um belo gol.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 DEFENSA Y JUSTICIA
Local: estádio NIlton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Miguel Nevas (URU) e Horacio Ferrero (URU)
Gol:
Botafogo: Erik, aos 49 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo:
Botafogo: Marcinho, Luiz Fernando, Joel Carli
Defensa y Justicia: Barboza, Lisandro Martinez
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Jonathan; Jean, Alex Santana, Luiz Fernando (Gustavo Bochecha), Rodrigo Pimpão (Gustavo Ferrareis); Kieza (Leandro Carvalho) e Erik. Técnico: Zé Ricardo
DEFENSA Y JUSTICIA: Unsain, Julio Gonzalez, Bareiro, Barboza e Delgado; Blanco (Lisandro Martinez), Miranda, Alexis Castro (Matias Rojas) e Ciro Rius; Nicolás Fernández (Fernando Márquez) e Aliseda. Técnico: Sebátian Beccacece