TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Com direito à Lei do ex, Botafogo perde para o Athletico-PR no Brasileiro

Alvinegro continua líder, mas a diferença para o Palmeiras foi reduzida a dois pontos

Por Victor Ferreira Santos em 04/06/2023 às 01:05:52

O Botafogo ameaçou, mas falhou nas finalizações. Foto: Vitor Silva

Pela nona rodada do Brasileirão, o Botafogo perdeu para o Athletico Paranaense pelo placar de 1x 0. Alex Santana foi o autor do gol da vitória neste sábado (03), na Arena da Baixada. Com o resultado, o Glorioso segue na liderança, porém pode ver o atual terceiro colocado, Palmeiras, diminuir a diferença de cinco para dois pontos caso vença o Coritiba. Por outro lado, o Furacão pulou da décima primeira colocação para o quarto lugar. Os dois times voltam a ter compromissos - importantes, diga-se - na próxima semana por competições internacionais.

A derrota na Arena aumentou um tabu ruim para o time da Estrela Solitária: desde 2008 que o clube carioca não vence o Athletico fora de casa. Na ocasião, Lúcio Flávio, Túlio e Jorge Henrique fizeram a alegria do torcedor pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. A expectativa é que agora, mesmo com esse resultado negativo, a equipe não se abale e conquiste a classificação na Sul-Americana contra a LDU, na próxima terça-feira, pela fase de grupos. As duas equipes estão empatadas com 8 pontos e vencer praticamente indica quem passará direto ao mata-mata e quem terá que enfrentar algum terceiro colocado dos grupos da Libertadores, numa 'pré' fase final da competição.

O jogo

A partida se iniciou e logo nos primeiros minutos um argumento se mostrou concreto por parte dos dois lados: os torcedores pontuaram na última convocação brasileira que tanto Perri quanto Bento mereciam aparecer na lista pela fase. O goleiro do Botafogo foi o primeiro a confirmar isso, numa bela defesa aos 3 minutos em chute de Canobbio. Depois, foi a vez de Bento salvar o Furacão, isso tudo antes dos 10 da etapa inicial. O goleiro do Athletico, inclusive, se esticou todo em outro lance para espalmar um chute de Tiquinho Soares que iria no ângulo esquerdo.

O arqueiro do Glorioso não teve a mesma sorte e viu, aos 42 minutos, Alex Santana acertar um chutaço de fora e abrir o placar. O volante do rubro-negro paranaense fez valer a famosa "Lei do ex", já que atuou pelo alvinegro entre 2019 e 2020.

O segundo tempo foi de um Botafogo mais avançado e cedendo contra ataques para o Athletico. Ambas as equipes, porém, levaram menos perigo quanto no primeiro tempo, que também não teve muito. Nas chances claras, os dois goleiros defenderam sem muita dificuldade ou por serem chutes de fora, ou batidas mais fracas já de dentro da área, a exemplo de Canobbio que teve tudo para ampliar o jogo e bateu em cima de Perri.

Do outro lado, o chute do atacante Thiago Andrade quase de dentro da área que o camisa 12 do Botafogo espalmou para o lado.

FICHA TÉCNICA

Athletico Paranaense 1 x 0 Botafogo

Local: Arena da Baixada

Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araujo

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli

VAR: Thiago Duarte Peixoto

Gols: Alex Santana (CAP 42/1T)

Cartões amarelos: Alex Santana (CAP 36/1T), Pedro Henrique (CAP 29/2T), Terans (CAP 33/2T) e Kayke (BOT 49/2T)

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Fernando; Hugo Moura (Thiago Heleno 45/2T) e Alex Santana (Erick 35/2T); Canobbio (Rômulo 39/2T), Terans (Christian 33/2T) e Cuello; Vitor Roque (Thiago Andrade 33/2T).

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Rafael 31/2T), Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê (Kayke 25/2T), Marlon Freitas e Lucas Fernandes (Janderson 17/2T); Júnior Santos (Lucas Piazón 26/2T), Tiquinho Soares e Luís Henrique (Victor Sá 17/2T).

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.