O Museu do Arte do Rio – MAR terá um dia totalmente dedicado ao samba e recebe uma programação especial neste sábado (09), onde a escola de samba Portela será protagonista. Será um dia com diversas ações ligadas ao samba e a Portela, como debates, oficinas, sessão de autógrafos, entre outras.
As atividades terão início às 10h, com um debate sobre o enredo da Portela para o Carnaval 2019, que homenageia Clara Nunes, e terá a participação da carnavalesca Rosa Magalhães, do escritor e jornalista Vagner Fernandes, do presidente do Conselho Deliberativo e um dos autores do samba enredo, Fábio Pavão, e do presidente do G.R.E.S., Luís Carlos Magalhães, que mediará à conversa.
Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos do livro “E vai rolar a festa..." (2018), de Rosa Magalhães. A obra é um relato sobre sua experiência de criar e produzir a festa de encerramento das Olimpíadas Rio 2016 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 – evento pelo qual foi premiada com o Emmy de “Melhor Figurino”.
“O evento é idealizado pelo G.R.E.S. Portela e tem o Museu de Arte do Rio como parceiro. A Portela, por meio de seu departamento cultural, nos procurou para pensar um dia de atividades em nosso espaço. Desde março de 2018 o MAR vem realizando eventos em torno do universo do samba como desdobramento da exposição ‘O Rio do samba: resistência e reinvenção’, que fica em cartaz até 28 de março. Recentemente, realizamos experiências parecidas com outros territórios e outras escolas. A princípio, a Portela trouxe a ideia de fazer uma exibição do Por Telas, projeto de laboratório audiovisual, e nós conversamos e acabamos chegando neste formato, com um dia inteiro de atividades que demonstram a riqueza do mundo do samba de Oswaldo Cruz e Madureira, para muito além do Carnaval”, contou Gabriel Moreno, produtor do Museu de Arte do Rio.
Ao longo do dia serão realizadas visitas mediadas à exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção", sessão de cinema com os filmes do coletivo Por Telas e oficinas de surdo. A programação encerra com uma roda de samba comandada pelo Samba dos Crias, grupo formado pelos ritmistas da Portela, as 16h30.
Confira a programação completa:
10h - Debate sobre enredo com Rosa Magalhães, Fabio Pavão e Vagner Fernandes Mediação: Luís Carlos Magalhães. Local: Pavilhão de exposições
10h30 - Sessão de autógrafos do livro “E vai rolar a festa...", de Rosa Magalhães. Local: Pavilhão de exposições
11h - Visita mediada à exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção". Local: Pavilhão de exposições
12h às 14h - Pausa para o almoço
14h - Visita mediada à exposição "O Rio do samba: resistência e reinvenção". Local: Pavilhão de exposições
14h30 - CineSamba - Serão exibidos os filmes Por Telas: "Um Craque Esquecido", "Do Samba ao Sample: Entre duas Culturas" e "Procuram-se Mulheres". Além disso, teremos a exibição do documentário originado a partir da criação do Perímetro Cultural. Local: Auditório
14h30 - Oficina de surdo com os mestres do Samba dos Crias. Inscrições em http://bit.ly/
15h30 - Debate com os diretores Cecília Rabello, idealizadora do Por Telas, Vereador Reimont e Rogério Rodrigues, idealizador do Perímetro. Local: Auditório
• às 16h30 - Encerramento com Samba dos Crias. Local: Pilotis