Lançado há menos de um mês para o carnaval, o clipe da música Proibido Carnaval da cantora Daniela Mercury com participação do cantor Caetano Veloso sofre ataques de “deslikes” nas redes sociais. O clipe lançado a cerca de três dias em uma plataforma de vídeos na internet já teve mais de 1 milhão e meio de visualizações. O clipe homenageia o ex-deputado federal Jean Wyllys.
Através de uma rede social a cantora Daniela Mercury se manifestou por conta do número expressivo de visualizações que o clipe alcançou em pouco tempo no ar. O parceiro do clipe Caetano Veloso, também compartilhou a postagem da cantora.
Porém, uma campanha de descurtidas ao clipe vem crescendo a cada dia. Na página do vídeo o número de “deslikes” é quase o dobro de “likes”.
Nas últimas horas, milhares de mensagens ofensivas e ataques contra a cantora estão sendo escritas nas redes sociais da cantora e de Caetano Veloso. Muitos comemoram um possível “fracasso” da música e alguns se referem a cantora como decadente e que está de “mimimi” por não poder contar com patrocínio do governo para o carnaval.
A letra da música expões de forma ironia uma onda conservadora no pais e critica claramente a declaração polêmica da ministra Damares Alves sobre o uso de roupas rosas e azuis.
Em um trecho da música, os artistas cantam: “...O corpo é meu, ninguém toca; Vatapá, caruru; Iemanjá lá no sul; Vai de rosa ou vai de azul?; Abra a porta desse armário; Que não tem censura pra me segurar...”
No final do clipe aparece um texto em apoio ao ex- deputado federal Jean Wyllys que desistiu do mandato, alegando ameaças de morte.
Entretanto, muito fãs se manifestaram a favor da dupla e apoiando a música. E já se mobilizam para combater os ataques
“Pessoal, a música acima está sendo boicotada pela direita conservadora. Como na época das eleições, grupos estão entrando no canal do YouTube da Daniela Mercury e do Caetano Veloso para dar deslike no vídeo, que é bem provocativo. Além das imagens da diversidade sexual, raça e credo, a letra diz coisas como " saia do armário, vai de rosa ou de azul " e outras menções que levam o ouvinte ( ou folião, no caso do carnaval ) a pensar no momento político atual. Os dois artistas , Daniela e Caetano, mais uma vez marcando sem medo de represálias ou perdas de fãs, a luta ideológica que assola nosso país. Dêem uma conferida e colaborem com um like”
Até o momento nenhum dos dois cantores se manifestaram a respeito do fato. Confira o clipe aqui